A Eletrobras e a Alupar firmaram acordo que prevê compra da participação da ex-estatal de energia no Linhão de Tucuruí. As empresas firmaram acordo de acionistas na Sociedade de Propósito Específico (SPE) Transnorte Energia (TNE), que detém a concessão da linha de transmissão 500 kV, Circuito Duplo, Manaus-Boa Vista.
Segundo a Eletrobras, o acordo prevê o aumento progressivo da participação da Eletronorte (subsidiária da ex-estatal) na SPE nos próximos anos, “observadas as anuências que se fizerem necessárias, com uma opção de compra do empreendimento após sua entrada em operação”. Atualmente, a Eletronorte possui 49% de participação na SPE e a Alupar, 51%.
O linhão de Roraima foi leiloado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2011, mas a implantação ficou travada por muitos anos por causa de restrições ambientais. Parte da linha atravessaria terras indígenas. Em outubro do ano passado, foi firmado acordo judicial para viabilizar a construção da linha, que possui 715 quilômetros de extensão.
A linha de transmissão conectará Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) – é o único Estado que ainda se encontra fora da rede de transmissão de energia elétrica.
[…] Eletrobras firma acordo para assumir controle acionário do Linhão de Tucuruí – Roraima 1 […]