Surucucu (RR), Mulheres e crianças yanomami em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Residentes de 14 regiões diferentes da Terra Indígena Yanomami apresentam contaminação por mercúrio, um metal pesado que é utilizado no garimpo. A informação foi revelada por meio de um laudo de perícia da Polícia Federal (PF).

Para chegar à conclusão, a corporação utilizou amostras de cabelo de 43 indígenas. Segundo o estudo, 76,7% das pessoas abordadas vivem sob alta exposição do elemento.

As amostras de cabelo utilizadas no laudo foram coletadas há pouco mais de um mês na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami, que fica na zona Rural de Boa Vista, capital de Roraima.

Aqueles que foram intoxicados pelo vapor do mercúrio podem ter diarreia, tremores, gosto de metal na boca, inflamações na gengiva, insônia, falhas de memória, fraqueza muscular, mudanças no humor e até mesmo demência.

Os danos do mercúrio, que é líquido em temperatura ambiente, podem ser fatais, a depender de sua concentração no sistema nervoso do indivíduo.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os níveis de mercúrio no cabelo não devem ultrapassar um micrograma por grama. No entanto, os Yanomami analisados tinham de dois a 10 microgramas a cada grama de cabelo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here