Foto: divulgação/ PF

A Polícia Federal (PF) resgatou uma adolescente de 17 anos e uma jovem de 20 anos, vítimas de exploração sexual em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Em suma, a ação ocorreu por meio da operação Libertação, nesse sábado (18).

Conforme a PF, os agentes encontraram as vítimas durante ação de fiscalização próximo à base na região do Walopali.

“As jovens relataram que estavam na região de garimpo ilegal desde o final de janeiro, sem conseguir retornar para Boa Vista, após receberem uma proposta por meio de redes sociais. Ainda em Boa Vista, as duas informaram à recrutadora que gostariam de desistir, mas sofreram ameaçadas.”, informou a PF.

Ainda conforme os relatos, ao chegar no garimpo, elas descobriram que já estariam devendo 10 gramas de ouro para a organização criminosa. Nesse sentido, o valor era referente à passagem de Boa Vista até o local.

“A dívida, que jamais conseguiria ser paga, aumentava a cada dia com a cobrança da hospedagem; alimentação; produtos de higiene; e mesmo os preservativos utilizados nos programas. Isso, de forma que as jovens eram obrigadas a se prostituir para tentar pagar o grupo envolvido com o esquema.”

Após o resgate, a PF encaminhou a adolescente ao Conselho Tutelar. Também solicitou adoção de medidas para proteção da menor em todas as dimensões. Por fim, a PF informou que segue com as investigações e acompanha o caso.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here