Foto: divulgação/Garden Shopping

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 135,0 pontos em fevereiro de 2023 em Roraima, registrando o menor valor dos últimos nove meses. Essa foi a terceira redução consecutiva do Icec, mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para o assessor econômico da Fecomércio/Roraima, Fábio Martinez, apesar de registrar a terceira queda seguida, “a confiança dos empresários roraimenses reduziu 5,5% em relação ao mês de janeiro deste ano, mas se a gente comparar com fevereiro do ano passado, os empresários estão 16% mais confiantes”, destaca o economista.

Todos os três índices que compõem o ICEC (condições atuais, expectativas e investimentos) também apresentaram redução em fevereiro de 2023, na comparação com janeiro, com destaque para a retração nas expectativas dos empresários roraimenses quanto ao futuro da economia, o setor do comércio e suas próprias empresas. O único subitem que apresentou crescimento na comparação com janeiro foi o da situação atual dos estoques, crescendo 3,7%, atingindo o valor de 99,9 ponto, maior valor desde outubro de 2019, e fincado muito próximo do nível de indiferença de 100 pontos.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, são diversos os fatores que influenciaram esses resultados. “A desaceleração da atividade econômica e das vendas no varejo, que provocaram uma piora nas avaliações sobre a economia e o setor do comércio, vem acompanhada de inflação ainda fora da meta, juros elevados e perda de fôlego nas contratações formais de trabalhadores”, diz o presidente.

O setor de comércio e serviços em Roraima movimentou R$ 6,6 bilhões em 2022, só a atividade do comércio registrou um volume de R$ 2,7 bilhões. O volume de vendas do comércio varejista no estado cresceu 11,1%, sendo o segundo maior resultado do Brasil, ficando atrás apenas da Paraíba, que cresceu 13,9% no mesmo período.     

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here