Hospital da Criança Santo Antônio- Foto: PMBV

Após quatro dias de Carnaval, muitos lugares voltam à programação normal a partir do meio-dia desta quarta-feira, 22. No entanto na Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o trabalho seguiu durante a folia. De sábado, 18, até terça-feira, 21, foram registrados 1.056 entradas na Emergência da unidade, quantitativo considerado tranquilo para esse período.

Na última terça-feira, os atendimentos registraram um aumento devido o HCSA receber a demanda da UBS integrada, responsável por atender os casos mais leves, ou seja, pacientes que não são de urgência. De acordo com a diretora de emergência, Laudineia Barros, a unidade já estava preparada para receber uma demanda maior e tinha aumentado o quantitativo de profissionais no atendimento.

“Foi um período tranquilo na Emergência. No sábado e no domingo tivemos um atendimento reduzido. Como ontem não teve a UBS, grande parte da demanda foi de pacientes com classificação verde e azul, demanda que iria para o posto. Mas mesmo assim já tínhamos providenciado bastante profissionais, logo, não houve espera e apenas por conta disso registramos um aumento na demanda apenas ontem”, pontuou.

O Hospital da Criança Santo Antônio, administrado pela Prefeitura de Boa Vista, é a única unidade de saúde em Roraima que atende crianças a partir dos 29 dias de vida até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O HCSA atende pacientes de todo o Estado e também recebe pacientes dos países vizinhos, Guiana e Venezuela. A unidade possui 22 anos de atendimentos prestados à população.

UBS integrada – De sábado até segunda-feira, a UBS anexa ao Hospital da Criança registrou 620 atendimentos, destes 396 foram crianças. Localizada ao lado do hospital, a unidade básica tem cumprido a proposta de reduzir o tempo de espera pelo atendimento. Após passar pela triagem no HCSA, os pacientes com classificação leve são encaminhados para receber acolhimento na UBS.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here