Foto: Arquivo/ PMBV

Após dois anos de espera, é chegada a hora de trabalhar no carnaval! Não, você não leu errado. Enquanto muitos se divertem, outros trabalham muito. De 18 a 21 de fevereiro, Boa Vista se torna palco do Carnaval de Todos 2023. Em uma edição inédita, o evento reunirá cerca de 250 ambulantes nos cinco locais de programação, 40 artistas locais, além de diversos outros profissionais da economia criativa do município.

Um desses ambulantes é o Esmael da Silva, que há 16 anos garante a renda mensal da casa por meio da venda de bebidas em geral. Este ano, ele foi o primeiro ambulante sorteado pela Fundação de Esporte, Turismo, Educação e Cultura (Fetec) a participar do Carnaval de Todos. A sua barraca, de número 11, estará localizada no circuito da avenida Ville Roy.

“Estou muito feliz por ter sido sorteado entre tantos ambulantes. Já participei de outros eventos da prefeitura e a oportunidade é realmente maravilhosa. É uma renda extra que vai ajudar a quitar a energia que tá atrasada e também fazer o supermercado da casa. Agora é se organizar, arrumar as coisas e vender tudo”, disse.

Na avaliação do presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, o carnaval representa um aquecimento de toda a cadeia econômica cultural, o que inclui os ambulantes, os produtores, técnicos de som e luz, artistas em geral, costureiras, artesãos e estilistas, como o Davi Mascarenhas, que trabalha desde a criação de designes personalizados e protótipos, à customização de faixas para concursos de beleza, abadás, trajes típico e conceituais.

“O carnaval é uma das maiores fontes de renda para muitos profissionais. Além disso, o retorno do carnaval também traz impactos econômicos significativos para a população, pois pode gerar empregos e renda. É um momento de união e celebração da diversidade”, falou.

Para o cantor Renato Poeske, é uma satisfação participar do Carnaval de Todos colocando o Bloco do Poeske na rua. “É um incentivo para as bandas que se propõe a fazer carnaval e também para população que quer curtir. O carnaval é como se fosse dezembro em uma semana, esperamos levar toda a alegria às pessoas. A gente espera que tudo dê certo!”, comentou.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Boa Vista terá uma programação de Carnaval 100% regional, e simultânea, em cinco pontos da cidade, começando sempre às 17h: Ville Roy, Palco Aderval da Rocha (ao lado do Germano Sampaio), Praça Cabos e Soldados (Caranã), Praça Maria da Penha (Jóquei) e Praça do Nova Cidade. O sexto ponto será apenas no domingo, 19, na Praça do Bairro dos Estados como blocos infantis e pet.

“O número de artistas, ambulantes e blocos envolvidos é expressivo. A gente acaba atingindo uma população que talvez não tivesse acesso e, de forma democrática, criamos um público diferente”, pontuou o presidente da Fetec.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here