Os oitos deputados federais eleitos por Roraima tomarão posse nesta quarta-feira (1°). Hoje também ocorre a posse de Hiran Gonçalves (PP), eleito senador nas últimas eleições.
Em Roraima, foram oito eleitos para representar o estado na Câmara Federal:
- Jhonatan De Jesus (Republicanos) – 19.881 votos
- Helena Da Asatur (MDB) – 15.848 votos
- Duda Ramos (MDB) – 14.793 votos
- Defensor Stélio Dener (Republicanos) – 14.193 votos
- Albuquerque (Republicanos) – 14.015 votos
- Nicoletti (União Brasil) – 10.969 votos
- Zé Haroldo Cathedral (PSD) – 10.361 votos
- Pastor Diniz (União Brasil) – 8.243 votos
Eleições da mesa-diretora
Ainda nesta quarta começam os ritos para a escolha da nova mesa-diretora da Câmara e do Senado. Às 16h30, será iniciada a sessão para a eleição do novo presidente da Câmara e da mesa diretora para o biênio 2023/2024.
Segundo o regimento interno, os blocos partidários determinam a composição da mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.
No Senado, as atividades para eleição da mesa diretora terão início às 15h, com a primeira reunião preparatória em que os senadores a serem empossados prestam compromisso regimental, sem discurso. De acordo com o secretário-geral da mesa do Senado, Gustavo Saboia, a previsão é que a votação seja presencial.
Depois da posse, por volta de 16h, começa a segunda reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado. O mandato do presidente, que também responde pela Presidência do Congresso Nacional, é de dois anos
Eleições para o TCU
O deputado federal Jhonatan de Jesus disputará nesta quinta-feira (2) uma vaga vitalícia de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A votação ocorre em plenário, na Câmara dos deputados. Sendo escolhido, Jhotanan cederá a cadeira na Câmara para o primeiro suplente, o vereador de Boa Vista, Gabriel Mota (Republicanos).