Foto: Secom Roraima

A família da paciente, Bruna Katiely da Silva Pereira, de 30 anos, entrou em contato com o Roraima 1 para denunciar que a paciente, que está grávida, aguarda desde o último sábado (14) para realizar o parto cesárea. Bruna tem diabetes gestacional e teve que se deslocar de Rorainópolis à Maternidade Nossa Senhora de Nazareth para realizar o procedimento.

De acordo com a cunhada da paciente, que não quis se identificar, vários prazos foram dados. “Estamos aguardando no leito girassol e falaram pra gente que terça-feira, mas desde então nada foi feito. Só estão empurrando a gente com a barriga”, relatou.

Os efeitos da diabetes gestacional têm feito a paciente perder líquido amniótico e fazer com o que o bebê fique muito grande, impossibilitando o parto normal. A diabetes gestacional aumenta os níveis de glicose no sangue durante a gravidez, podendo trazer uma série de complicações para a saúde do bebê e da mãe.

O caso de Bruna vem à tona após a história de Gleyciane do Nascimento viralizar nas redes sociais nesta semana, ela aguarda Tratamento Fora do domicílio (TFD) após um das bebês ser diagnosticada com hidropsia que é o acúmulo anormal de líquido em dois ou mais compartimentos fetais. No entanto, em razão da burocracia, Gleyciane esperava há mais de um mês e o tempo é um fator importante para salvar a vida das bebês.

Assim, a Defensoria Pública havia dado um prazo de 48h para que a Sesau se manifestasse sobre o caso. Diante da demora, A Defensoria ingressou com a demanda judicial contra o Estado de Roraima e conseguiu o TFD para que a paciente realizasse o procedimento.

Resposta

Procurada, a direção da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth informou que a paciente está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica.

Ressaltou ainda que a paciente recebeu avaliação mais uma vez e constatou-se que tanto ela quanto o bebê estão bem. O quadro clínico de Bruna seguirá em monitoramento até a realização do procedimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here