Foto: Richard Messias/Semuc

O ano de 2023 começou com boas notícias para a cultura musical de Roraima, isso porque o Instituto Boa Vista de Música (IBVM), já está com a agenda cheia de eventos, mas fora do Estado do Roraima. Jovens integrantes da Orquestra Sinfônica foram selecionados para participarem de grandes Festivais de Música, que acontecem este ano no sul do Brasil, nas cidades de Gramado, Jaraguá do Sul e Pelotas.

Femusc – O violinista Flávio Luiz Costa, de 18 anos, foi selecionado para participar do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), que está na sua 18a Edição e é considerado o maior festival-escola da América Latina. O evento iniciou no dia 8 e vai até o dia 28 de janeiro, em Jaraguá do Sul, que fica em Santa Catarina. No evento, ele terá várias experiências com profissionais renomados de diversas partes do mundo.

“Com toda a certeza, é uma experiência única. Hoje, tudo que eu faço na vida envolve música e vejo o IBVM como a minha segunda casa”, afirmou o violinista.

O violinista Flávio Luiz Costa, vai participar da Femusc, que é considerado o maior festival-escola da América Latina

 

Festival em Pelotas – E a agenda dessa turma não para por aí. Isso porque, 16 integrantes do Instituto também foram contemplados no 11o Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas/RS. Eles viajam no próximo sábado, 14, e além das aulas com professores renomados de música, também se apresentarão durante evento no dia 23 de janeiro.

Rafael Hans, tem 33 anos e é praticamente patrimônio do IBVM. Ele entrou como aluno em 2005, aos 14 anos de idade. Em 2009, foi nomeado instrutor de música, em 2012 ficou como professor e em 2020, foi nomeado coordenador da Orquestra Sinfônica. Hoje é um dos integrantes que estará se apresentado em Pelotas.

“Passei por muitas etapas, até chegar ao cargo de coordenador. É bom ver que temos acesso a mais oportunidades. Isso mostra que Boa Vista está se tornando uma formadora de talentos, e hoje temos uma turma de jovens excelentes na música”, destacou o coordenador.

O violista Rafael Hans, entrou como aluno em 2005 e hoje é coordenador da Orquestra Sinfônica do IBVM

 

Gramado In Concert – Outro integrante que também vai adquirir novos conhecimentos de música fora do estado, é o violoncelo, Carlos Miguel Gomes. Ele vai participar do IX Gramado In Concert – Festival Internacional de Música, que acontecerá entre os dias 3 e 11 de fevereiro, em Gramado/RS. “É a primeira vez que viajo para fora de Roraima. Vejo esse evento como uma oportunidade de novos aprendizados com a música”, ressaltou Carlos Miguel.

O violoncelo, Carlos Miguel Gomes, vai participar do IX Gramado In Concert – Festival Internacional de Música em Gramado/RS

 

Bolsa de estudos – Outra comemoração do IBVM é a conquista do violista Luis Carlos Pinho Dias, de 17 anos. O jovem que já está há seis anos no Instituto foi contemplado com uma bolsa de estudos de Orquestra Sinfônica, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP.

“Comecei aprendendo violão, depois flauta doce, até chegar na viola. Em 2018 entrei na Orquestra Infantil e 2019, fui para a Orquestra de Câmara que hoje é a Sinfônica do IBVM. Foi aí que comecei a evoluir e com o incentivo dos professores que fazem parte do Instituto, me inscrevi no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP, onde consegui uma bolsa de estudos por três anos. É uma sensação maravilhosa ser aprovado”, disse o violista.

Luis Carlos ganhou uma bolsa de estudos de Orquestra Sinfônica, no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP

 

Conquista de Milhões – O maestro e diretor musical do IBVM, Beany Cabrera, está desde 2005, quando o Instituto foi fundado e conta que esse progresso é resultado de um longo tempo de trabalho, onde os 60 alunos foram preparados desde o primeiro momento que chegaram, aprenderam os repertórios individuais e de orquestra, até amadurecerem as técnicas musicais.

“Nossa proposta é prepará-los para esses grandes festivais de música e com isso, contamos com parceiros, principalmente com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, que tem nos ajudado a avançar e colocar esses alunos para brilharem com seus instrumentos musicais. Essa conquista é de um trabalho do dia a dia, de cada semente que vai se plantando e fico orgulhoso do desenvolvimento dos nossos professores e alunos”, disse o diretor musical do IBVM.

Beany Cabrera, é maestro e diretor musical do IBVM. Ele está desde 2005, quando o Instituto foi fundado

O Instituto faz um trabalho contínuo com uma Orquestra Infanto Juvenil, que se encontra com 168 integrantes, e eles são preparados para entrarem na Orquestra Sinfônica, que conta hoje com 60 alunos.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here