Até o dia 26 de dezembro, a prefeitura de Boa Vista registrou 731.554 mil atendimentos em consultas médicas nas 34 unidades. Só nas sete UBSs com horário estendido, foram 321.424 mil atendimentos. Em relação ao número de procedimentos, que vão desde testes rápidos a curativos simples, aferição de pressão arterial, foram realizados 2.281.427 em todas as 34 unidades, sendo o mais procurado os testes de diagnóstico para Covid-19.
Uma das prioridades da gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB), tem sido a ampliação dos serviços e o cuidado com a saúde da população de Boa Vista. Dentre as principais ações deste ano, se destacam os investimentos na infraestrutura das unidades, o horário estendido em sete UBSs, novos concursados ingressando para reforçar a equipe de saúde do município.
Este ano, 497 profissionais do concurso de 2019, ingressaram para reforçar os serviços nas unidades e no Hospital da Criança. O concurso foi prorrogado por dois anos e ainda restam 89 profissionais a serem chamados.
O prefeito Arthur Henrique ressalta que o ano foi de muito trabalho e de resultados positivos. “O foco na saúde continua como prioridade e esse ano foi de muito trabalho e conquistas na área da saúde, conseguimos reinaugurar duas unidades básicas de saúde e iniciar as obras de construção de novas que vão garantir à população um tratamento adequado e humanizado próximo de casa”, declarou.
Investimentos – Após reformas, foram reinauguradas duas unidades básicas de saúde, a do bairro Jardim Floresta, que recebeu o novo nome: Dra. Fanir Oliveira Silvano. A do 31 de Março, passou a ser denominada Dra. Sandra Maria Lacerda Fernandes. Também está em andamento a reconstrução da UBS São Vicente, uma das mais antigas unidades do município.
Os moradores do Pedra Pintada/Said Salomão, Airton Rocha (Conjunto Pérola) e no PA Nova Amazônia, zona rural de Boa Vista, estão na expectativa com a construção de novas unidades. São regiões que ainda não possuem nenhum equipamento municipal de saúde.
Outra ação deste ano foi o compromisso da gestão em disponibilizar sete unidades básicas de saúde com horário estendido até meia-noite, de segunda a sexta-feira e aos sábados e feriados. Além disso, tem a unidade anexa ao Hospital da Criança Santo Antônio, que foi outra iniciativa que ampliou e otimizou a oferta de serviços, desafogando os atendimentos no hospital. O anexo funciona de domingo a domingo, das 7h às 00h.
As unidades com horários estendidos atendiam somente casos exclusivos de COVID-19, este ano foi ampliado o atendimento aos demais serviços de saúde. A prefeitura investiu até outubro desse ano 19,33% do orçamento municipal em serviços de saúde, sendo que o mínimo exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 15%.