Foto: Léo Costa/Semuc

A valorização do servidor público tem sido uma das principais políticas do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique desde o início de sua gestão. E isso se reflete na sanção da lei que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do quadro da Guarda Civil Municipal, proposta do executivo que amplia as promoções dentro da instituição e que agora já se encontra publicada no Diário Oficial do Município.

A proposta aumenta o número de inspetores, inspetor de área e inspetor-geral, como forma de atender servidores que antes estavam impossibilitados de progredir na carreira. Além disso, os próprios guardas municipais ficaram sabendo da medida antes mesmo de sua publicação.

“Há algumas semanas nos reunimos com os guardas municipais, onde apresentamos essa proposta a todo o efetivo, pois consideramos importante essa proximidade com nossos servidores. Na ocasião, o então projeto de lei foi muito comemorado e hoje tenho certeza de que é motivo de alegria aos nossos GCMs que agora têm a oportunidade de progredir na carreira dentro da corporação”, explicou o prefeito.

Guarda Municipal há 17 anos, o subinspetor GCM Márcio Level Mesquita foi um dos que vibraram com a possibilidade de progressão, pois acredita que essa medida beneficia não apenas os guardas civis, com a valorização e reconhecimento por suas funções, mas também suas famílias que agora podem contar com melhoria financeira.

“Fiquei muito feliz com essa medida, mais uma demanda de nossa categoria, que posso dizer que dentre as outras de caráter coletivo, estava vai beneficiar os GCM de maneira individual. Porque promoção funcional é mais que reconhecimento, pois não envolve apenas o GCM, mas também seus familiares. É melhoria financeira a esses pais e mães de família que trabalham diuturnamente para contribuir com a segurança em Boa Vista”.

Guarda Civil fortalecida – Em janeiro deste ano, Arthur empossou 35 novos guardas-civis municipais 3° classe, convocados do concurso de 2019, promovido na gestão anterior, totalizando 369 homens e mulheres dispostos ao patrulhamento armado com maior segurança, uma das grandes conquistas da instituição.

Em fevereiro deste ano ocorreu o treinamento de motociclistas para desenvolverem habilidades de forma mais rápida e ajudar no patrulhamento mais eficaz. Bairros mais distantes são atendidos de forma rápida, com motos de alta cilindrada e um efetivo com novas técnicas de abordagem.

Atualmente, a GCM dispõe de: 53 veículos, sendo 25 viaturas e 28 motocicletas; quatro Jet Skis; cinco quadriciclos; seis embarcações; 300 pistolas, além de dois prédios próprios, sendo a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizado na Av. Cap. Júlio Bezerra e o do Grupo Tático Municipal (GTAM), na Av. Brasil.

Valorização do servidor – O compromisso com o servidor é uma marca da gestão do prefeito Arthur Henrique. Prova disso é que este ano o prefeito aumentou o valor do auxílio fardamento dos agentes municipais de trânsito. O pagamento passou de R$800,00 para R$2.400,00.

Em abril deste ano a Prefeitura pagou, também como aumento, o auxílio fardamento a 361 guardas municipais. Graças a um bom planejamento o executivo municipal, além de honrar com o pagamento triplicou o valor do auxílio, que tem natureza indenizatória e é concedido anualmente, em pecúnia, pago em parcela única, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira municipal.

Além disso, todos os servidores efetivos tiveram reajuste de quase 20% na gestão de Arthur Henrique.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here