Foto: Katarine Almeida

O maior espetáculo natalino de Roraima, o Natal da Paz, trouxe na edição deste ano uma proposta tradicional, do ponto de vista dramatúrgico, mas ainda relevante para comover a população e inspirar a todos sobre os verdadeiros significados do natal: fé, amor, companheirismo e união. O evento reuniu mais de 20 mil pessoas na noite deste sábado, 17, na Praça de Eventos Aderval da Rocha.

Inspirado no famoso quadro “A Última Ceia“, de Leonardo da Vinci, o espetáculo teve como tema “Renascimento” e abordou a história de Jesus contado a partir de seus apóstolos e mais quatro “Marias”, sendo a mãe de Jesus e outras três que tiveram passagens importantes na narrativa bíblica.

A proposta foi relembrar os feitos do Filho de Deus e seu legado para a humanidade, a partir de momentos como seu batismo, tentação no deserto, pregação, milagres, entre outros. Para isso, um corpo artístico composto por cerca de mil pessoas no palco – entre atores, músicos, bailarinos, equipe técnica e membros de projetos sociais – representaram com grande estilo, figurino impecável e cenografia empolgante, a vida daquele que é a figura central do Cristianismo.

“Buscamos várias passagens bíblicas que acreditamos serem importantes para uma reflexão sobre o legado que Jesus deixou para a humanidade, a forma como nós precisamos olhar para o outro, a empatia que a gente precisa ter, um olhar de equidade. O espetáculo começou a ser construído a partir disso”, explicou Getúlio Lima, diretor do espetáculo.

O cantor lírico Wilken Silveira, veio de Manaus (AM) e foi quem interpretou Jesus, o que para ele, foi algo emocionante. “É uma responsabilidade muito grande interpretar Jesus Cristo, que é um personagem tão forte, poderoso e foi o maior de toda a história da humanidade. Pudemos relembrar, por exemplo, uma das cenas mais impactantes que se encontra na Bíblia, que é a ressurreição de Lázaro”, destacou.

Já o papel de Maria, mãe de Jesus, foi interpretado pela cantora lírica, Dhijana Nobre, que também veio de Manaus e fez sua primeira apresentação em Boa Vista. “Representar Maria é uma alegria para mim, pois foi uma mulher tão importante na história do cristianismo e que soube guardar seus sentimentos e falar na hora exata. Ela quem criou o Salvador do Mundo, com toda a paciência e amor e vejo como privilégio poder fazer esse papel”, afirmou.

Outro personagem importante para o Cristianismo, principalmente para a Igreja Católica Apostólica Romana, é Simão Pedro, considerado o primeiro Papa. E coube ao ator Jonatas Lopes representá-lo em cena. Ele, que esteve em quatro edições do Natal da Paz, afirma que a cada ano é uma emoção diferente.

“Cada ano o espetáculo me surpreende. Tanto em questão de tema, figurino, produtivo e emoções que a gente quer trazer para a população. E o natal é isso. É se emocionar, trazer a família para perto, sorrir e se divertir e chorar. E a cada ano é uma peça melhor que a outra”.

A bailarina Aila Gama, professora do Curso de Balé do Teatro Municipal de Boa Vista, fez sua estreia no Natal da Paz e se emocionou bastante. “Esse ano foi uma grande honra fazer parte desse espetáculo. Não fazia ideia da grandeza que é esse espetáculo. Foi importante fazer parte disso, conhecer novos projetos, ter contato com novos coreógrafos. Eu já dancei em outros festivais, até fora de Roraima, mas esse foi o maior público para quem me apresentei. Gratificante”.

Prefs Online – O espetáculo foi apresentado para cerca de 20 mil pessoas. Mas além disso, houve transmissão pelo Youtube e Facebook através da Prefs Online, que contou com a participação dos influenciadores roraimenses Sonja Chacon, Phueblo Caliri e Deborah Gurgel. Cerca de 6 mil pessoas acompanharam o evento virtualmente.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here