Edison Prola, secretário de Segurança Pública do Estado. Foto: divulgação.

Em entrevista ao Jornal Folha de Boa Vista, veiculada na manhã desta quinta-feira (15), o secretário de segurança do Estado, Edison Prola, antecipou que haverá uma megaoperação contra o garimpo em Terras Indígenas de Roraima, já no início do mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que toma posse em 1° de janeiro.

Sem se preocupar com a antecipação de dados, e com o comprometimento da operação, o titular da Secretaria de Segurança Pública de Roraima alertou os garimpeiros que estão operando irregularmente nesses territórios, alardeando inclusive quais métodos devem ser aplicados durante a operação. Prola falou na entrevista sobre a força e logística que serão empreendidas para que máquinas sejam destruídas e invasores retirados das Terras Yanomami. As iformações obtidas pelo secretário vieram após uma reunião entre o representante do governo de Roraima e a equipe de transição do governo Lula.

Coronel Prola adiantou que estarão envolvidos nesta operação o Exército, a Força Aérea Brasileira, o Ibama e a Polícia Federal. “Eu participei de uma reunião com a equipe de transição do Governo Lula e o garimpo vai acabar, vai ser fechado no Governo Lula. É uma questão de prazo já, em 90 dias uma operação militar vai encerrar o garimpo aqui”, disse o secretário à Folha de Boa Vista.

Questionamos o governo de Roraima sobre a autorização para informar previamente a sociedade sobre operações que ainda estão em fase de planejamento e de que forma isso pode atrapalhar a condução do trabalho.

Em nota, o governo informou que “sobre a ‘possível operação contra o garimpo em Roraima’, o Governo do Estado esclarece que qualquer ação do futuro governo que tomará posse a partir do dia 1º de janeiro de 2023, está no campo das projeções, trazidas pela equipe de transição e por nomes já anunciados como ministros do novo governo. Portanto, o Governo do Estado, junto com as forças de segurança estaduais só estará envolvido em caso de convocação prevista na Constituição Federal”, concluiu.

31 comentários

  1. Melhor garimpeiro procurar fazer um trabalho dentro da lei, porque agora a farra da destruição ilegal do meio ambiente vai acabar!

  2. Como a polícia que fazer uma operação, onde o objetivo e prender os atuais invasores. Já, que o prola está avisando os garimpeiros da operação, o que ele está ganhando com esse aviso.

  3. Se a matéria procede, cabe processo administrativo
    e exoneração da função e do cargo , a bem do serviço público.

    • Os garimpos tem q acabar sim, ou todos morreremos com água contaminada pelo mercúrio. Todos nós e a natureza seremos excluídos do planeta! A combiça pelo ouro é grande, mas, pela vida não existe! Infelizmente!

    • Os garimpos tem q acabar sim, ou todos morreremos com água contaminada pelo mercúrio. Todos nós e a natureza seremos excluídos do planeta! A cobiça pelo ouro é grande, mas, pela vida não existe! Infelizmente!

  4. Garimpo ilegal é crime ambiental é facilitação de lavagem de dinheiro que financia, sem contar o contrabando de ouro pelas fronteira, cadeia neles!

  5. Um vagabundo deste que estar vendo as crianças indígenas morrerem disnutrida doente por poluição das águas ainda dá parabéns a outro vagabundo só pode ser garimpeiro ou e empregado de dono de draga o estado deveria punir este secretário

  6. Criminosos Sao esses corruptos que querem a qualquer custo entregar o nosso Brasil aos estrangeiros (vender)é o povo que se lasquei né!!!!

  7. Concordo são invasores, destruidores da floresta , matam, queimam, nada de patriota , nada de brasileiros honestos, estão cometendo crimes e devem ser presos e pagar pelos crimes

  8. Não é novidade pra ninguém, de norte a sul de leste ao oste deste imenso Brasil, que o no governo do Presidente eleito os garimpos em área de preservação ambiental e em áreas indígenas, os garimpos irão ser defestrados por completo. Só tenho a lamentar pelos garimpeiros que tem como ofício o garimpo para sustento da sua familia e, que vias regras são explorados por grandes empresários que estão direto e indiretamente fazendo a exploração ilegal dessas áreas se utilizando desses indivíduos. Agora na condição de autoridade participe do plano se exige no mínimo a discrição em assuntos que ainda está em planejamento, mesmo que tenha alguma objeção à execução do plano.

  9. Não é novidade pra ninguém, de norte a sul de leste ao oste deste imenso Brasil, que o no governo do Presidente eleito os garimpos em área de preservação ambiental e em áreas indígenas, os garimpos irão ser defestrados por completo. Agora na condição de autoridade participe do plano se exige no mínimo a discrição em assuntos que ainda está em planejamento, mesmo que tenha alguma objeção à execução do plano.

  10. O que o futuro governo federal deveria fazer, era regularizar a situação dos garimpeiros, proporcionando condições legais, para que eles possam trabalhar, sem agredir o meio ambiente.

    • Sim, é preciso proporcionar uma alternativa de trabalho para os garimpeiros, viabilizar formas de exploração do ouro que não prejudique a água. A ciência é feita pata isso.

  11. Rapaz pq o lula não luta pra tira os índios no meio do trânsito que causa acidente? Só querer cuida onde tem ouro ne? Bando de safado . Garimpeiros sai trabalhadores! Bandido e que vai entra no poder agora! Deus tenha piedade de nós com esse bandido que roubou milhões com mensalão e entre outros roubos

  12. É isso mesmo que tá inscrito na nota ? O governo estadual só age contra a extracão ilegal do ouro, contra os crimes que matam as pessoas e destroem o ambiente, se for convocada pelo governo federal ? Ou seja só age se for obrigada pelo governo federal e a justica federal. Caso contrario continua como tá durante os ultimos contra anos ? Qual o nome disso ???

  13. É isso mesmo que tá inscrito na nota ? O governo estadual só age contra a extracão ilegal do ouro, contra os crimes que matam as pessoas e destroem o ambiente, se for convocada pelo governo federal ? Ou seja só age se for obrigada pelo governo federal e a justica federal. Caso contrario continua como tá durante os ultimos contra anos ? Qual o nome disso ???

  14. É isto mesmo que ta inscrito na nota ? Diz que o governo estadual só age contra a extracão ilegal do ouro, contra os crimes que destroem o ambiente e matam as pessoas em caso de convocação? Senão continua como não agindo como nos últimos quatro? Qual o nome disto ?

  15. É no mínimo estranho, o governo estadual ver as suas riquezas naturais sendo destruídas por várias pessoas, sejam eles garimpeiros ou não e só agir se for solicitado pelo governo federal é por isso que o Brasil vêm sendo destruído a todo vapor e com incentivos do governo federal. Esperamos com a vinda do novo governo estadual e federal acabem com essa farra de verem esses elementos destruindo as nossas riquezas naturais sem serem punidos, mas punidos na forma da lei com prisão em cárcere e multas pra pagarem os prejuízos causados.

  16. O tal do garimpeiro não tem limite não sô. Onde eles passam deixam o rastro de destruição, tem que acabar com esses garimpos ilegal mesmo, e der confronto tem que entrar na borracha pra largar besta.

  17. Isso não tem nada haver com garimpo, vocês são tão ingênuos assim mesmo. Eles querem é um motivo para entrar lá e fazer o que Lula sempre fez, vender nossas riquezas para Países comunistas. A tempos nossas terras são exploradas por Chineses e Franceses, Jair quem acabou com isso. E sobre o garimpo ele vem sendo combatido a 4 anos pelo governo Federal, vocês acreditam em tudo que essa mídia comprada diz. A minha alegria é saber que o Comunismo não vai vencer no Brasil, somos um povo forte e protegido por Deus. Aguardem aqueles que querem defender corrupção no poder, vocês são a vergonha desse país, e por mais que tentem serão derrotas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here