Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério da Economia, apresentou nesta terça-feira (6), dados econômicos sobre exportações em Roraima. Pedro Silva Barros, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, apresentou as prospecções e destacou os números focando nas relações comerciais entre Roraima, Venezuela e Guiana.

Segundo Barros, Roraima é o estado que teve o maior crescimento de exportações nos últimos 11 anos no Brasil, com a receita de quase 350 milhões de dólares em 2022. Os principais produtos exportados são a soja (22,4% do total), enchidos de carne e miudezas (16,4%), margarina (12,6 %), extrato de malte (10,7%), açúcares (8,2%) e óleo de soja (6,1%).

O aumento nas exportações foi tão significativo que o técnico do Ipea fez a comparação das receitas em dólares por habitantes do Estado. “Um roraimense, em média, exportava oito dólares no ano de 2000 e, no final de 2022, estima-se que esse valor fique aproximadamente em 700 dólares por habitante. Isso é um número bem expressivo”, afirmou Barros.

Ainda de acordo com ele, o crescimento na venda de produtos a outros países se deve a fatores de ordem internos e externos do comércio. “Roraima experimentou nos últimos anos um grande crescimento das exportações devido a um dinamismo da economia do Estado e às sanções que os Estados Unidos aplicaram à Venezuela. Além disso, o fato de ter uma estrada pavimentada ao país venezuelano também ajudou”, afirmou.

O aumento nas exportações contribuiu para que Roraima liderasse, em 2021 e 2022, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual brasileiro, alcançando 8,5% e 7%, respectivamente, segundo dados do Ipea.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here