Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em Roraima, de 1º de janeiro até 31 de outubro deste ano, 5.835 pessoas deram entrada no HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) em decorrência de acidentes de trânsito.

Do total de vítimas de acidentes que deram entrada na unidade de saúde, 75% estavam em motocicletas, o que representa 4.401 pessoas.

Outros números são: 390 pacientes vítimas de acidentes de bicicleta; 521 vítimas estavam em carros; 281 foram de atropelamentos e 242 em razão da colisão entre veículos. Os dados são do SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística), da Sesau (Secretaria de Saúde).

O presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), Álvaro Duarte, explicou que a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) divulgou, na semana passada, que 60% dos leitos dos hospitais no País estão ocupados com vítimas de acidentes de trânsito. Esses atendimentos geram gastos nos hospitais com medicamentos, médicos e infraestrutura.

“O atendimento de uma vítima de acidente no trânsito já inicia, muitas vezes, com a mobilização do SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], que exige uma estrutura de equipe e equipamentos para ser eficiente”, comentou.

Já sobre o número 4.401 vítimas de acidentes de moto que deram entrada no HGR, o presidente do Detran-RR alertou que os motociclistas precisam redobrar a atenção no trânsito.

“É um dado preocupante, e você motorista que está no trânsito dirigindo motocicletas, dirija com responsabilidade e cidadania e use seus equipamentos de segurança. Isso vale também para passageiros”, ressaltou Duarte.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here