Foto: reprodução/ Facebook - Antonio Denarium.

Enquanto os olhos do mundo estavam voltados para a Amazônia, na COP27, realizada no Egito, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP) foi um dos poucos chefes de Executivo da região Norte que não compareceram ao evento, e, de quebra, ainda organizou na mesma data a Feira do Agronegócio de Roraima, com oportunidades de negócios apenas para os grandes empresários do setor, e claro, para os bancos.

Para o grande público não se sentir tão excluído da função principal do evento, que é coptar empréstimos altos para as instituições financeiras, shows multimilionários foram pagos com recursos públicos, atendendo a velha e ainda eficaz conduta da política do pão e circo, tão difundida por este governo. Milhões investidos na Feira, e o retorno vai todo para o Basa.

Enquanto isso, no Egito, os governadores dos estados do Acre, Pará, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso, entregavam uma carta de compromissos com a Amazônia, enaltecendo uma agenda de desenvolvimento sustentável e social, visando soluções econômicas para a região, dentro de um processo que inclui toda a sociedade, e que pensa no fortalecimento econômico de todos que aqui vivem. Antonio Denarium, que integra o grupo da grande elite roraimense do agronegócio, não assina este documento.

Sabendo que as estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção agrícola que chega à nossa mesa, estão ao léu, completamente desestruturadas, quem que pensa na agricultura roraimense, pagaria R$ 600 mil reais para Zezé di Camargo cantar “É o amor”? Só Denarium. Enquanto o pequeno produtor sofre para conseguir se manter de pé nos interiores, a Expoferr foi a grande oportunidade para os parceiros do governador venderem e comparem, no clube do bolinha rico de chapéu e galocha.

Um novo ambientalista 

O presidente do Poder Legislativo roraimense declarou que Roraima está pronto para conviver com a política ambiental que deve ser adotada no próximo governo Federal. Disse também que acredita em desenvolvimento produtivo aliado à sustentabilidade. Discurso incoerente, já que na prática o que se viu fazer dentro da Assembleia Legislativa foi o contrário disso, na própria gestão de Soldado Sampaio (Republicanos).

Foi sob a presidência do deputado aliado do governador, que aprovou-se a Lei inconstitucional que permitia a utilização de mercúrio para garimpagem nos rios de Roraima. Foi também com o voto deste deputado que agora defende a utilização moderada dos recursos naturais que se aprovou a Lei também inconstitucional, que proíbe a destruição do maquinário clandestino do garimpo, em operações de órgãos fiscalizadores. E agora tá dizendo que preservar é bom.

Ambas as leis citadas foram derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), colocando o grupo anti-amazônia em seu devido lugar no Direito. Se o presidente da Assembleia Legislativa acredita que é possível preservar a região e produzir de maneira responsável, o primeiro passo é parar de aprovar leis que desrespeitam completamente o meio ambiente e de favorecer o governador do Estado e seus aliados em pautas destrutivas à região. Seria muito mais condizente.

Quem quer medalha?

Amigos empresários ligados diretamente aos negócios do governador; políticos que respondem a investigações criminais, até de tráfico de drogas, e que são investigados por suspeita de corrupção; familiares que bebem e dirigem provocando acidentes de trânsito em plena luz do dia – estes são alguns dos homenageados 2022 com a Medalha Ottomar de Souza Pinto, pelo governo do Estado.

O ex-governador jamais imaginaria que quando falou que em Roraima até boi voa, seu nome seria utilizado de forma tão vil para celebrar condutas imorais e ilegais, tudo para que um Chefe de poder agrade aos amigos mais próximos. Sem detalhar as benfeitorias que os agraciados em questão fizeram pela sociedade roraimense, a comenda nunca se viu tão desvalorizada diante de um cenário completo de desrespeito às instituições e ao povo de Roraima.

A distribuição indiscriminada de comendas Ottomar de Souza Pinto envergonham a todo e qualquer cidadão que tenha no nome do ex-governador um exemplo de gestor que pensava no povo, e não em pequenos grupos de ricaços. Em tentativa de mostrar brilhantismo em cidadãos com atitudes reprováveis, o atual governador enlameia uma honraria que deveria estar no peito de quem, assim como Ottomar, acredita que Roraima é para todos.

Ciência, Tecnologia e Inovação

Hoje o ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Cesar Alvim, chegou em Roraima. O governador fez toda a cerimônia para receber o visitante, e os dois se reúnem para conversar sobre os avanços nestas áreas durante a atual gestão. Com problemas recorrentes de internet em nosso estado, reza a lenda que o ministro está tentando responder a um whatsapp e não consegue, por conexão fraca. Mas o assunto é justamente esse: como fazer Ciência, Tecnologia e Inovação, se nem o whats do ministro tá abrindo. Haja debate.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here