Foto: reprodução

Livros de pelo menos quatro escritores de Roraima estão disponíveis na biblioteca digital BibliON, do Governo de São Paulo. As obras podem ser lidas gratuitamente pelo computador ou celular. Basta fazer o cadastro, também gratuitamente. No acervo de mais de 15 mil livros, estão obras de Aldenor Pimentel, Cristino Wapichana, Ernandes Dantas e Marcela Marques Monteiro.

Aldenor Pimentel tem dois livros na plataforma: o infantojuvenil “O jogo da democracia” e o romance “Eldorado de Brisa”. No enredo do livro infantojuvenil, Mara e seus amigos entram em campo para defender a Democracia, o time da vizinhança que participará de um campeonato de futebol. Insatisfeito por não conseguir mandar no time, Rico decide se juntar à outra equipe: o Golpe de Mestre. E agora? Quem vencerá?

Do gênero drama, com passagens de regionalismo, aventura, romance e comédia, o romance “Eldorado de Brisa” conta a história de Brisa, jovem roraimense que, às vésperas de completar 18 anos, recebe uma carta misteriosa que a fará ir de Boa Vista até a Bolívia, em busca de ouro. Nessa jornada, ela se deparará com situações que a farão questionar os próprios valores.

O livro de Cristino Wapichana disponível na biblioteca digital é o infantojuvenil “O cão e o curumim”. Nele, o autor conta uma história de amizade e lealdade entre um menino e seu cachorro. Inspirada nas memórias do autor, a história relata tradições do povo Wapichana, ao apresentar o dia a dia do curumim e de sua relação com os familiares, a natureza e os animais.

“Antologia poética: sobre o que o vento anuncia” é o livro de Ernandes Dantas disponível para leitura. A coletânea reúne 50 poemas que retratam as vivências amorosas, a paixão pelo seu povo e suas origens e o cotidiano em Mucajaí. São poemas sem estrutura textual rígida, o que remete à poesia modernista, em tema e estilo, e que convocam o leitor a uma viagem entre paisagens, pessoas, amores e desamores.

O livro de Marcela Marques Monteiro no acervo é “Inia: uma aventura amazônica”. O romance conta a história de Inia, jovem de Sarasota-Flórida, que vive uma vida pacata até conhecer a brasileira Lena e seus amigos, que planejam escalar o Monte Roraima. À medida que a escalada ao monte começa, ela se envolve em um mundo exótico de lavrados e montanhas tão antigas quanto à própria Terra e mergulha no mundo fantástico dos mitos e das lendas amazônicas.

Pelo celular, o leitor pode baixar gratuitamente o aplicativo Biblion na plataforma Google Play Store. Pelo computador, também é possível fazer o cadastro e acessar os livros. O endereço eletrônico é: biblion.odilo.us.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here