Foto: Divulgação/UERR

A Universidade Estadual de Roraima completa 17 anos neste dia 10 de novembro, quinta-feira, período em que vem promovendo a educação, as ciências, tecnologias e o desenvolvimento científico em toda a região. Uma das novidades da instituição é a aprovação da nova modalidade de Educação à Distância para oferta de cursos de graduação já no começo do próximo ano.

Conforme o reitor Regys Freitas, os polos de oferta serão Rorainópolis, Caracaraí e Boa Vista. A previsão é que o vestibular aconteça em março com a oferta dos cursos de Geografia, Filosofia, Física, Matemática e Tecnólogo em Turismo. “Dessa forma vamos atender toda a comunidade no entorno desses municípios com a oferta de ensino superior público e de qualidade. A resolução para a realização do vestibular já foi aprovada e está assinada”, disse ao destacar que esse foi um compromisso da campanha de reeleição do governador Antonio Denarium, “levar a Universidade Estadual para o interior do estado, inclusive para regiões de difícil acesso em que haja serviço de Internet”.

Regys reforçou a proposta frisando que a EaD é uma tendência mundial que possui o condão de expandir possibilidades e oportunidades de acesso ao conhecimento e que, neste caso específico, vai facilitar o atendimento de uma demanda reprimida apontada pela própria população com relação à formação e inserção ao mercado de trabalho. Este ano, o Governo do Estado investiu na área de tecnologia da universidade, autorizando a aquisição de equipamentos como computadores e data center, o que permitiu renovar todo o acervo tecnológico da instituição.

Em janeiro, Antonio Denarium deu posse a 15 novos professores efetivos, ampliando o quadro docente da Uerr, e também investiu na estrutura de laboratórios. Em fevereiro inaugurou uma primeira etapa com o laboratório de Realidade Virtual que proporciona aos alunos dos cursos de Saúde um novo conceito de aulas práticas. No mês de março ele inaugurou as novas instalações do Campus Boa Vista, no bairro Canarinho, com estrutura de 8.704,08 metros quadrados de salas de aula, administrativas, biblioteca, entre outros.

Até o final deste ano, o Governo deve anunciar novos investimentos na Universidade e ampliação da estrutura física. O reitor adiantou que o governador Antonio Denarium autorizou a aplicação dos recursos necessários para a oferta do curso de Medicina Veterinária. “Já estamos trabalhando para que o curso seja lançado com todo o suporte necessário para formar os melhores profissionais da região Norte nessa área. Também estamos em fase de conclusão dos projetos dos Hospitais Universitários e do Laboratório de Habilidades Clínicas nos próximos meses”, pontuou.

Ainda em 2022 a instituição deve anunciar os destaques do ano no fomento do Ensino, Pesquisa e Extensão, como forma de forma de incentivar a produção desses que são os pilares da instituição, e reconhecer o empenho da comunidade acadêmica em torno do crescimento institucional da universidade.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here