Foto: divulgação CBMRR

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima registrou, nos primeiros nove meses de 2022, um aumento no número de ocorrências de incêndios em rede elétrica em Roraima. A instituição considera incêndio em rede elétrica qualquer incêndio ocasionado por sobrecarga, curto-circuito, entre outros na rede elétrica.

De janeiro a setembro deste ano, o CBMRR registrou um total de 45 ocorrências. Já no mesmo período de 2021, a corporação havia registrado apenas 18, um aumento de 150%.

“Registramos um aumento significativo no número de atendimentos de incêndios em rede elétrica. As oscilações, sobrecargas e curto circuitos são os principais responsáveis pelo início dos incêndios que podem se propagar e causar danos maiores”, disse o capitão Claudevam Farias, comandante da Companhia de Combate a Incêndio do CBMRR.

Recomendações

O Corpo de Bombeiros reforça os cuidados necessários com a rede elétrica para evitar ocorrências de incêndio.

A manutenção da rede elétrica deve ser realizada a cada dez anos, visando o desgaste natural da fiação, que pode causar curtos circuitos e sobrecargas, ou por motivos de adição de novos aparelhos, pois deve ser realizado um redimensionamento de carga na residência.

A troca da fiação antiga ou readequação na rede trará maior segurança e economia. O CBMRR destaca que as manutenções devem ser realizadas sempre por profissionais especializados na área.

A utilização de sistema de disjuntores independentes e internos na residência ou edificação comercial traz maior segurança, uma vez que os disjuntores desligam a rede para evitar danos e, consequentemente, as sobrecargas.

O CBMRR também recomenda que não sejam instalados equipamentos que consomem muita carga elétrica (Microondas, Fritadeira Elétrica, Centrais de Ar, etc) na mesma fiação ou com adaptadores (multiplicador de tomadas).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here