Vários veículos pesados estavam em cima da ponte no momento do primeiro desabamento (Foto: Junio Matos).

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve iniciar a contratação de serviços para construção das pontes que desabaram nos quilômetros 23 e 25 da BR-319, no Amazonas. A rodovia é diretamente ligada às logísticas entre os estados do Amazonas e Roraima, que, sem ela, ficam completamente isolados por terra do restante do país. A medida acontece após a publicação de decretos de emergência do Governo do Estado e da União nessa semana. As datas para o início das obras não foram divulgadas pela entidade.

É somente após a publicação do decreto de emergência que as providências podem ser tomadas, como afirma o órgão em comunicado: A partir da decretação de emergência, o Dnit tem autorização para realizar a contratação dos serviços. De acordo com o Dnit, o anteprojeto de engenharia encontra-se em fase avançada de conclusão. As datas para o início das obras não foram divulgadas pela entidade.

As portarias que decretam situação de emergência são referentes às travessias sobre o Rio Curuçá e sobre o Rio Autaz Mirim, no Amazonas, os quais colapsaram nos dias 28 de setembro e 8 de outubro deste ano, respectivamente.

Trafegabilidade
Ainda conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as alternativas para o retorno do trânsito de veículos e pedestres nos quilômetros 23 e 25 da BR-319, no Amazonas, foram definidas após análise técnica na região.

Segundo o órgão, a situação da ponte a qual caiu sobre o Rio Curuçá se definiu pelo transporte por meio de balsas. Para o caso da estrutura que desabou sobre o Rio Autaz Mirim, a autarquia vai implantar uma passagem seca, conforme trecho de nota do órgão.

“O Dnit já concluiu os acessos necessários às margens do Rio Curuçá para possibilitar a operação das balsas, e para a travessia do Rio Autaz Mirim, o órgão vai implantar uma passagem seca com 30 metros de extensão. No local, será implantado um sistema de drenagem e serviços de terraplenagem. A expectativa é retomar o quanto antes a trafegabilidade na rodovia”.

Decreto de Emergência
Na manhã da segunda-feira, 10, o governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou situação de emergência nos municípios de Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri, após queda da ponte sobre o Rio Autaz Mirim, ocorrida na noite de sábado, 8, no quilômetro 12 da BR-319, que fica localizada no Careiro da Várzea (a 88 quilômetros de Manaus).

Essa é a segunda ponte na BR-319 que desaba em dez dias. No último dia 28 de setembro, a ponte sobre o Rio Curuçá desabou e deixou, ao menos, 4 pessoas mortas e 14 feridas. Uma ponte provisória está sendo construída no local.

O desmoronamento da ponte sobre o Rio Autaz Mirim afeta, diretamente, cerca de 104 mil pessoas que moram na região e dependem da estrada para trabalhar, estudar e viver. De acordo com o governador, o decreto de situação de emergência foi assinado para que providências sejam tomadas de forma mais rápida, sem precisar passar por burocracias que, normalmente, enfrentaria.

“O decreto de emergência dá a condição para que a gente não tenha, por exemplo, que fazer um processo licitatório para contratar transporte para fazer com que os alunos cheguem na escola ou outras ações importantes para a região”, disse.

Por conta dos sinistros, um Comitê de Crise foi instaurado pelo Governo do Estado e recebe a inclusão das Secretarias de Saúde, Educação, Produção Rural, Superintendência de Portos e Navegações e de Assistência Social, além de contar com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, que usará o suporte do Estado para transportar as urnas até cidades do interior para o 2° turno das eleições deste ano.

 

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