Nesta segunda-feira (19), as operadores de telefonia móvem lançam a rede 5G em Boa Vista, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. As operadoras, que já estavam com a estrutura pronta para ativar a rede, só aguardavam a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi.

A adoção do 5G não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso sem necessidade de mudar de plano ou de chip.

Na capital, está sendo utilizanda a faixa de 3,5 GHz (Banda C). A operadora Claro, por exemplo, está pronta para disponibilizar a novidade em regiões dos bairros Centro, Caçari, Nossa Senhora de Aparecida, Pricumã, São Vicente, Bela Vista, Jardim Floresta, Asa Branca e Silvio Botelho; e o sinal de cada local será ativado à medida que houver a liberação oficial da Anatel. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro. É importante reforçar que essa é apenas a fase inicial.

A Tim informou que 20 bairros da capital já podem contar com o serviço. São eles:

  1. Cinturão Verde
  2. Jardim Tropical
  3. Centenário
  4. Buritis
  5. Caçari
  6. Paraviana
  7. Dos Estados
  8. Jardim Floresta
  9. Liberdade
  10. Pricumã
  11. Treze De Setembro
  12. São Pedro
  13. Canarinho
  14. Aparecida
  15. Trinta E Um De Março
  16. São Francisco
  17. Mecejana
  18. São Vicente
  19. Calunga
  20. Centro

A operadora Vivo informou que atenderá, neste primeiro momento aos bairros: Centro, Mecejana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Trinta e um de Março.

O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.

Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G. A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here