Nesta segunda-feira (19), as operadores de telefonia móvem lançam a rede 5G em Boa Vista, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. As operadoras, que já estavam com a estrutura pronta para ativar a rede, só aguardavam a liberação oficial de uso do espectro pela Anatel e Gaispi.
A adoção do 5G não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
Na capital, está sendo utilizanda a faixa de 3,5 GHz (Banda C). A operadora Claro, por exemplo, está pronta para disponibilizar a novidade em regiões dos bairros Centro, Caçari, Nossa Senhora de Aparecida, Pricumã, São Vicente, Bela Vista, Jardim Floresta, Asa Branca e Silvio Botelho; e o sinal de cada local será ativado à medida que houver a liberação oficial da Anatel. A mancha de cobertura estará disponível no site da Claro. É importante reforçar que essa é apenas a fase inicial.
A Tim informou que 20 bairros da capital já podem contar com o serviço. São eles:
- Cinturão Verde
- Jardim Tropical
- Centenário
- Buritis
- Caçari
- Paraviana
- Dos Estados
- Jardim Floresta
- Liberdade
- Pricumã
- Treze De Setembro
- São Pedro
- Canarinho
- Aparecida
- Trinta E Um De Março
- São Francisco
- Mecejana
- São Vicente
- Calunga
- Centro
A operadora Vivo informou que atenderá, neste primeiro momento aos bairros: Centro, Mecejana, Nossa Senhora Aparecida, São Francisco, Trinta e um de Março.
O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.
Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam também as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G. A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).