Foto: Arquivo/Agência Brasil

63% da população de Roraima têm algum grau de dificuldade para comer, segundo dados do Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). Os dados foram divulgados na última semana.

Isso se dá por falta de dinheiro para comprar alimentos ou preparar refeições, fazendo uma única refeição ou ficando o dia inteiro sem comer. Considerando uma população atual estimada em 652,7 mil, os famintos de Roraima somam cerca de 411 mil pessoas.

Além disso, cerca de 19,1% da população que vive no DF sofre com insegurança alimentar moderada. Esse quadro é caracterizado pela Rede PENSSAN como aquele em que há uma redução quantitativa de alimentos ou ruptura nos padrões de alimentação resultante de falta de alimentos.

Quando se soma a população que passa fome com a que vive numa situação de insegurança alimentar moderada, o percentual vai a 40,8%, o que dá aproximadamente 266 mil pessoas. Os resultados indicam ainda que as famílias mais vulneráveis à insegurança alimentar moderada e grave são aquelas com renda inferior a meio salário mínimo per capita, e cujas pessoas de referência estão desempregadas ou em condição de trabalho precária, além de apresentarem baixa escolaridade.

A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro de 2021 e abril deste ano, e mais de 400 domicílios foram visitados no estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here