Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) defendeu na noite de quinta-feira (15) a criação de uma estatal voltada à “exploração mineral sustentável” de territórios indígenas. Segundo ele, a empresa seria “controlada” pelos próprios povos originários.

“A exploração de recursos minerais pode ser liberada em terras indígenas? Depende. Qual é a dependência? A dependência é o seguinte, a dependência é: se as comunidades indígenas, e isso eu conheço por dentro, quiserem, a gente pode fazer de forma sustentável, com uma estatal controlada pela comunidade indígena”, afirmou em live transmitida em seu canal no YouTube, do Recife (PE).

O plano de governo do presidenciável defende “envolver populações locais em atividades econômicas que sejam rentáveis e sustentáveis a eles, mas que excluam a derrubada da floresta”. O documento, contudo, não menciona expressamente povos indígenas nem a criação de uma estatal.

Segundo dados mais recentes da rede MapBiomas, divulgados em agosto de 2021, a área ocupada pelo garimpo nos territórios indígenas cresceu 495% de 2010 a 2020. A análise é feita por meio de imagens de satélite com o auxílio de inteligência artificial.

Em sua fala, Ciro voltou também a defender a taxação de grandes fortunas, disse que os “jogos de azar” não devem ser descriminalizados e se posicionou contra a legalização do aborto. Ele afirmou, porém, que esse tipo de discussão é uma “casca de banana para pegar cristãos”.

“O aborto deve ser legalizado? Não. O que que eu defendo na questão do aborto? É que a lei brasileira já achou um ponto de equilíbrio — em que o anencéfalo, a mulher vítima de um estupro, tem direito ao aborto legal. O resto a gente tem que pacificar, e não é o presidente que resolve isso. Isso é sempre casca de banana pra poder pegar os cristãos, os católicos, os evangélicos, pra fazer o cabra votar”, completou.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here