Ministério Público de Contas. Foto: Ascom/MPC-RR
O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) promoverá em outubro o 1º Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos com o tema “Amazônia: A Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista”. As inscrições para participação no evento já estão abertas e as vagas são limitadas.

De iniciativa do procurador-geral de Contas do MPC/RR, Dr. Paulo Sousa, a realização do congresso visa ampliar o debate sobre os direitos humanos na Amazônia, além da discussão sobre temas relevantes e inerentes à região norte, como meio-ambiente, sustentabilidade, educação indígena, migração, segurança pública e combate ao crime organizado em região de fronteira, entre outros temas.

“O Ministério Público de Contas de Roraima é uma instituição essencial para as funções de fiscalização e controle externo, mas não deixa de ser um órgão que defende os interesses sociais da nossa região. Portanto, também é nosso papel ampliar essa discussão sobre temas tão relevantes para o nosso estado, para os profissionais da Justiça que atuam nessas áreas e os acadêmicos de Direito, que estudam para atuar na região norte”, afirmou o procurador-geral.

PROGRAMAÇÃO – O Congresso está previsto para ocorrer nos dias 06 e 07 de outubro de 2022 no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento também terá transmissão ao vivo pela internet, por meio da página do Youtube do MPC/RR.

Até o momento foram confirmadas as presenças do Dr. Vírgilio Viana, Superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS); Dra. Thais Silva Menezes, Liason Officer (Oficial de Ligação) do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Dra. Danielle Santos, Superintendente Regional da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Dra. Eliane Torelly, Secretaria-Geral e subprocuradora-geral do Ministério Público da União (MPU), do procurador da República, Alisson Marugal, titular do ofício de Defesa dos Direitos Indígenas do Ministério Público Federal de Roraima (MPF-RR), do professor e escritor Dr. Edson Damas, procurador aposentado de Justiça do Ministério Público do Estado (MPRR) e da professora Dra. Adriane Melo de Castro Menezes, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR.

Durante o evento também será entregue a Medalha Cruviana, para parceiros que colaboraram com o desenvolvimento da instituição, além de apresentações culturais. A programação completa com horários e temas dos palestrantes será divulgada posteriormente pelo Ministério Público de Contas no site www.mpc.rr.gov.br.

INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do link https://forms.gle/rzvgoHUp7BVaFnG4A, disponível também nas redes sociais e site do MPC/RR. São 1.000 vagas no total. Outra novidade é que a inscrição também poderá ser feita por meio de QR CODE.


Cartazes de divulgação do Congresso com o QR CODE serão espalhados nas instituições de ensino superior e instituições públicas, além da própria sede do MPC/RR, localizada na Avenida Glaycon de Paiva, nº 1474, bairro Mecejana.  Os acadêmicos inscritos no Congresso vão poder contar com certificado de participação para compor horas complementares, mediante comprovação de presença.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here