Antonio Denarium e Hiran Gonçalves. Foto: Secom RR

O tão aguardado anúncio que os candidatos a governo, Antonio Denarium, e ao Senado, Hiran Gonçalves, ambos do PP, tinham em mãos, foi lançado nesta quarta-feira (14) em guia eleitoral. É um vídeo caseiro, feito de celular mesmo, durante cumprimento de agenda do governador e do deputado Hiran ao presidente Bolsonaro (PL), semana passada, em Brasília.

Sem detalhar nenhuma proposta que será feita em parceria com o governo Federal, se eleitos, os candidatos de Roraima apresentaram ao povo um guia eleitoral fraco de trabalho mas cheio de apoio. Bolsonaro se mostra camarada dos dois e diz que o trabalho feito em parceria deu certo. Assim como também tem dado certo entre governo Federal e o prefeito Arthur Henrique (MDB), em Boa Vista, com o deputado Édio Lopes (PL), em Brasília, e também deu com Teresa Surita (MDB), enquanto prefeita da capital.

O governo do Estado pôde contar, de fato, inúmeras vezes com o governo Federal, ao longo do presente mandato. Se foi recíproco, aí já não podemos afirmar. Houve dinheiro federal para gerir a pandemia por aqui, aos montes, mas o resultado dela, nós sabemos qual foi: para começar, superfaturamento na compra de respiradores, o que levou à condenação do secretário de Saúde de Denarium.

Teve vontade política da União em resolver o problema da energia elétrica por aqui. Não teve foi ação do governo estadual, por falta de conhecimento e competência, para colocar o linhão de Tucuruí para andar. Da mesma maneira, faltou trabalho do governador, para conseguir melhorar nossas condições de internet em Roraima. Continuamos exatamente como estávamos em 2018: com luz cara, escassa, internet de baixa qualidade e sem perspectivas de conseguir se interligar ao Sistema Elétrico Nacional.

Para Bolsonaro, tanto faz

O trabalho que Denarium fala que fez e não mostra, é o que Bolsonaro esperava quando o escolheu como seu candidato a governo em 2018, e veio aqui, fazer carreata, pedir voto e entregar sua confiança nas mãos de Antonio Denarium. Agora, sem o mesmo prestígio e confiança, esse apoio resume-se a um vídeo de celular, de poucos segundos, com um sorriso amarelo. Sem nem saber mais nem o que prometer ao presidente, Denarium e Dr. Hiran seguem na mendicância de votos, que é completamente diferente de apoio, já que neste segundo quesito, eles mostram que são bons em negociar com os grandes. Custe o que custar, inclusive a verdade.

No mesmo guia eleitoral, prefeitos de municípios do interior de Roraima resumiram muito bem. Um a um, cada um deles explicitou: “O meu compromisso é com o governador Denarium e com o senador Hiran”. Com o povo, eles não pretendem se comprometer.

Por sua conta, Teresa resolveu apoiar Bolsonaro, ainda que seu partido, o MDB, tenha uma candidata própria à presidência da República, Simone Tebet. Seu vice, o deputado Édio Lopes, é do partido de Bolsonaro, o PL, e assim como Denarium e Hiran, também teria acesso ao Planalto para gravar vídeo de celular, sendo outro parceiro do presidente.

O fato é que, para Bolsonaro, tanto faz quem vai ganhar aqui. O que ele precisa e tem sobrando é o apoio popular do roraimense, e não dos candidatos.

O apoio que interessa

Apoio concreto, entre Roraima e Bolsonaro, a gente pode ver no Parque do Rio Branco, concluído quando Teresa era prefeita e Bolsonaro já era o presidente. Verbas federais sob administração municipal. Obra pronta, entregue, com qualidade. Esse é o tipo de apoio que a gente espera de um político local para com o presidente da República. Aponte uma obra dessa proporção com recursos federais inaugurada por Denarium. Tem não.

E digo mais: pensando com sensatez, em um cenário onde talvez Bolsonaro não se reeleja, Denarium e Hiran também não seriam muito bem vindos no Planalto, a partir de janeiro do ano que vem.

Nem o TRE aguentou

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou aos eleitores que precisou trocar 51 locais de votação por falta de estrutura mínima para a realização das eleições. A grande maioria é formada por unidades escolares estaduais e outros prédios públicos de responsabilidade da gestão estadual. Os novos locais de votação para o qual os eleitores estão sendo direcionados, são também, em sua maioria, escolas do município de Boa Vista.

Daí a gente percebe que até nisso, quem compara sabe quem faz bem feito.

2 comentários

  1. (NÃO SOU NEM DOIDA DE SAIR CANDIDATA A GOVERNO ESSE ANO EM 22 NÃO ME REELEJO) Palavras ditas por Tereza em 18, Antônio Denarium pegou um estado em intervenção total, um estado que não pagava funcionário, um estado com hospital comigo com mas de 20 anos sem ver uma tinta, escolas todas caindo, estradas todas esburacadas, presídio com maior chacina do Brasil, ente várias outras coisas, Denarium já está com 3 mil e 800 km de estradas recuperadas de 8 mil km de vicinal no estado todo mas de 100 pontes reformadas, 120 escolas em reforma 40 já entrega grande trauma com todos os equipamentos novos e um locau amplo, novo presídio de rorainopolis nova maternidade de rorainopolis, 1 DP entregue hospital das clínicas só funcionava o terrio hoje funciona os 3 andares polícia na rua, polícias valorizados armamento novos..que mas o tá bom

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here