A Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) informou nessa sexta-feira (2) que o caso suspeito de poliomielite em Rorainópolis, no interior de Roraima foi registrado em uma adolescente de 14 anos. A paciente está internada no Hospital Geral de Roraima (HGR).
O Ministério da Saúde confirmou que foi notificado sobre o caso e está apoiando a investigação. A pasta também destaca a campanha de vacinação contra a poliomielite, que começou em 7 de agosto.
Ainda de acordo com a Pasta estadual, a adolescente apresentou Paralisia Flácida Aguda, com 7 doses da vacina oral de poliomielite 1, 2 e 3 (trivalente). A investigação está sendo realizada pelas vigilâncias epidemiológicas do Estado e do município de residência, com apoio do Ministério da Saúde, que orienta quanto aos procedimentos necessários de investigação, que apoiarão no diagnóstico e encerramento do caso.
“O Ministério da Saúde tem reforçado a campanha de vacinação contra a poliomielite. Na próxima quinta-feira (8), o ministro Marcelo Queiroga estará em mais um ato de mobilização, desta vez no Amapá –Estado que apresenta a mais baixa cobertura vacinal, a fim de conscientizar os pais sobre a importância de levar as crianças aos postos de vacinação”, complementou a Pasta federal.