O ex-secretário de comunicação do governo de Roraima e atual marqueteiro da campanha de reeleição do governador Antonio Denarium (PP), Marcos Eraldo Marques, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) a pagar multa no valor de R$ 5 mil por divulgar um vídeo com conteúdo ofensivo e com discurso de ódio contra a candidata ao governo Teresa Surita (MDB).
No último dia 17, o marqueteiro já havia sido notificado para que retirasse do ar o vídeo com os ataques ofensivos e com discurso de ódio. Agora, com a condenação, ele terá que pagar multa.
Na decisão, a Justiça entendeu que o vídeo “é ofensivo e desborda dos limites da livre manifestação do pensamento, o que, repisa-se, não resguarda discursos de ódio, incabível, de igual modo, a sua disseminação por terceiros”, destaca um trecho.
No vídeo compartilhado pelo ex-secretário, é dito que:
“A candidata ao Governo Teresa Surita demonstra ser anticristo, isso mesmo, porque de acordo com os evangélicos, todos aqueles que se opõem aos princípios cristãos é o anticristo […] Bem-aventurado o homem que não se assenta na roda dos escarnecedores, veja com quem a Teresa se assentou no Nono Congresso do LGBT e o que eles falaram do cristianismo”.
A decisão judicial ainda aponta que “Os textos transcritos que o representado classifica a candidata Tersa Surita como ‘anticristo’ por não adotar a religião cristã evangélica, diz que ela é ‘mau caráter’ por supostamente defender pautas como a ideologia de gênero aborto e
casamento gay, as quais considera serem anticristã. Aponta que ela recebe o
‘conselho de um ímpio’ e com eles se assenta na ‘roda dos escarnecedores’, demonstrando com isso uma discriminação em relação à valores de orientação sexual, à liberdade de gênero e à liberdade religiosa”.