Foto: Eduardo Andrade

Roraima foi o terceiro estado que registrou mais assassinatos de indígenas no Brasil em 2021, segundo o relatório “Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil ”, divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), nesta semana. De acordo com o relatório, durante todo o ano, 32 indígenas foram mortos no estado.

Roraima ficou atrás apenas do Amazonas, com 38 assassinatos e do Mato Grosso do Sul, com 35 homicídios. Ainda segundo os dados divulgados pelo Cimi, em todos os estados do país, foram 176 assassinatos de indígenas no ano.

O número de casos de violência contra os indígenas, em 2021, é o maior dos últimos 9 anos. O documento é resultado de uma apuração feita com as entidades e associações dos povos sobre a situação dos indígenas no Brasil, e mostra que, no ano passado, foram registrados 355 casos de violência contra os indígenas, entre assassinatos, abuso de poder, racismo e outros. Em 2020, foram 304 ocorrências.

Ao todo, são 281 páginas, divididas em cinco capítulos. O documento, chamado de relatório “Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil”, foi lançado no formato online e reuniu, além de lideranças indígenas, representantes da CNBB.

De acordo com o relatório, em 2021, o número de invasões das Terras Indígenas (TIs) foi quase três vezes maior que em 2018. No ano passado, o Cimi registrou 305 invasões, que ocorreram em, pelo menos 226 terras indígenas, em 22 estados do país. Em 2018, foram 109 casos.

Em 2020, 263 casos de invasão haviam afetado 201 terras em 19 estados. Além das invasões, o Cimi denuncia ataques criminosos com armamento pesado nas Terras Indígenas, “que resultaram na morte de diversas pessoas, entre elas crianças”.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here