Sede da Suframa em Boa Vista. Imagem: Google Street View

O ex-presidente Lula (PT) se reuniu com o senador do Amazonas Omar Aziz (PSD) na terça-feira (12), em Brasília. No encontro, trataram sobre a defesa do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), que também beneficia Roraima, e esteve ameaçada após o governo Federal reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em outras regiões do país, tornando-a menos competitiva que os demais estados.

O modelo econômico vive essa insegurança jurídica e após a bancada amazonense ingressar com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes deferiu liminar no início de maio, para evitar que a concessão de benefícios fiscais se estenda ao restante do país. A bancada roraimense segue inerte ao problema e não travou nenhum contraponto à União depois da decisão que também afeta a indústria em Roraima.

O ex-presidente destacou que não há hipótese de se acabar com a Zona Franca e relembrou que quando estave na presidência, prorrogou por dez anos o funcionamento do modelo.

“Eu tenho certeza que o povo sabe que quando eu fui presidente prorroguei por dez anos o funcionamento da Zona Franca e depois a companheira Dilma prorrogou por mais 50 anos. As pessoas que ficam tentando tirar o direito da Zona Franca existir não conhecem as dificuldades do Estado do Amazonas e do povo. Não há hipótese de se acabar com a Zona Franca”.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados convocou, no dia 6 de julho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a redução do IPI e quais serão os impactos para a Zona Franca de Manaus. Ainda não foi marcada a data da audiência pública, mas pela convocação, Guedes é obrigado a comparecer.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here