Foto: Reprodução/TV Globo

Isabel Teixeira, de 48 anos, que interpreta a Maria Bruaca em “Pantanal” (TV Globo), virou queridinha do público que assiste a novela das 21h. A atriz afirmou estar vivendo “algo épico” e contou se divertir com os memes sobre a sua personagem.

Além do público fiel do folhetim, a atriz também tem recebido críticas positivas de especialistas de televisão. Ela acredita que o sucesso vem em uma combinação de razões. “Tudo é uma conjunção de fatores. Primeiro, a novela está muito forte como um todo. Se eu paro para pensar, é um trabalho que tem milhões de camadas: o elenco, a direção, o figurino, a maquiagem… Acho que nunca fiz um trabalho tão coletivo quanto esse. O teatro, de onde eu venho, é muito coletivo também, mas aqui estamos vivendo algo épico. E depois, sim, tem o fato de ela [Maria Bruaca] ter uma força muito grande”, disse.

A atriz continuou e disse: “É uma personagem clássica, no sentido de que ela é meio atemporal. Tem uma força no texto e na criação original da Ângela Leal, que também considero autora da Maria. Quando li o texto desta versão, vi muito da Ângela ali”.

Embora acreditasse na personagem e na força da novela, Isabel se surpreendeu com o gigantesco sucesso que a Maria Bruaca tem feito entre o público.

Foi um pouco mais do que eu esperava e tenho me perguntando o porquê. E não são só as mulheres que gostam dela. Então, acho que tem uma coisa nessa personagem que é o dispositivo da mudança. E a mudança requer movimento Isso conversa com a vontade de movimento que as pessoas estão sentindo no Brasil hoje. É uma conjuntura de fatores.

Em relação a como vive sua personagem e funciona o seu casamento com Tenório (Murilo Benício), a atriz avalia a semelhança com muitas pessoas na vida real.

“Ela estava cristalizada naquele cotidiano e viveria ali naquela casa para sempre. De repente, a Guta (Julia Dalavia) chega numa 4×4. A cena é até emblemática, ela rompendo ali aquele terreno numa linha reta para mudar tudo. Quando a Bruaca descobre a outra família do Tenório, é como se o chão concreto dela entrasse em um abalo sísmico. Ela tenta se segurar, literalmente. Se apoia nos móveis, na sexualidade. Quem não conhece em algum grau alguém que esteja estagnado? Que para e pensa: ‘Isso é bom para mim? Por que ainda estou aqui se isso nem é tão bom?'”, ressaltou.

De acordo com ela, as pessoas se identificaram com a personagem justamente por isso. “A Guta tem um olhar da força da juventude, da vontade de mudar. A gente olha e acha lindo, deslumbrante, mas não é bem assim. Eu e Murilo conversamos muito sobre a construção desse casal. Uma coisa sobre a qual falamos foi o ritual dos dois de ‘abrir a cama’ para deitar. Eles fazem isso há 30 anos. É quase uma coreografia que você faz sem pensar. Se desvencilhar daquilo deve dar um medo aterrador, é um passo para o abismo. Meu desejo é que todo mundo consiga dar esse passo a partir do coração. O caminho vai se fazer. Mas é confuso, dolorido e triste”, explicou a atriz.

Na internet, o sucesso de Maria Bruaca pode ser visto em várias redes sociais. Ela virou um dos assuntos mais comentados e ganhou inúmeros memes. Isabel, que não é usuária das plataformas, aprendeu a encontrar as publicações e se diverte com as piadas sobre Maria Bruaca.

“Eu não sou uma usuária de Twitter, nunca mexi, não sei mexer. Mas agora sei procurar os termos da novela, organizar pelas postagens mais recentes e ir lendo os comentários enquanto assisto. É um bom humor impressionante. Acho maravilhoso ler esses memes. E este momento coletivo lembra muito a minha juventude, quando minha família de Ubatuba se arrumava e se reunia para ver a novela e comentar”, contou.

Ela também comentou sobre a torcida para o casal ‘Brucildes’, formado por Maria Bruaca e Alcides (Juliano Cazarré), se envolva em “Pantanal”.

“É maravilhoso isso, uma delícia. E o legal é que cada um deles tem a história própria. Não é o Alcides que salva a Bruaca, ela que se salva. E isso conversa muito com o mundo de hoje. Eu tenho uma filha, Flora, de 11 anos, e a realidade dela não é mais a da Bela Adormecida, que fica ali paralisada esperando o príncipe. Não. A salvação é um processo de dentro para fora. Então, a trajetória de casal é também uma trajetória de autoconhecimento de cada um deles”, disse.

Com o enorme sucesso que a atriz tem feito na novela das 21h quase esquece que essa é apenas a segunda novela da atriz, que tem uma extensa carreira nos palcos dos teatros. A estreia foi em “Amor de Mãe”, quando ela deu vida a médica Jane na produção de Manuela Dias.

“Sempre trabalhei querendo alcançar o coração do outro. Meu ofício é o teatro, podia ser outro, mas sou uma atriz de teatro. Então, estou aprendendo uma nova faceta do meu ofício, uma técnica totalmente diferente. Ao mesmo tempo, aqui é uma natureza que eu não conhecia também. Estou descobrindo essa força. Numa folga recente, saímos de canoa e fomos para uma praia. Os jacarés e os bichos estavam lá. É muito impressionante. Estou desbravando duas naturezas, a natureza real daqui e a desse audiovisual particular que é a novela”, finalizou.

1 comentário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here