O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o jornalista inglês Dom Phillips, do jornal britânico The Guardian,. Fotos: divulgação

O Comando Militar da Amazônia (CMA) divulgou uma nota na tarde desta terça-feira, 7, na qual ressalta as buscas pelo agente indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira e ao jornalista britânico, colaborador do jornal ‘The Guardian’, Dom Phillips, desaparecidos desde o último domingo, 5, no Vale do Javari, interior do Amazonas, (distante 1.240 quilômetros de Manaus).

Conforme a nota, o CMA se juntou às ações contínuas de buscas emergenciais e humanitárias, desde o fim da tarde de segunda-feira, 6, por meios fluviais e terrestres, de forma ininterrupta, por meio da condução da 16ª Brigada de Infantaria de Selva com atuação de mais de cem militares.

“Segue, de forma ininterrupta, empregando militares combatentes de selva da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Tefé-AM, que possui meios desdobrados na região do Javari. A 16ª Brigada de Infantaria de Selva tem conduzido as operações de Busca e Salvamento com, aproximadamente, 150 (cento e cinquenta) militares especialistas em operações em ambiente de selva que conhecem o terreno onde se desenvolvem as buscas“, informa um trecho da nota.

Segundo o documento, o 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx) também vai atuar em apoio à procura pela dupla com o deslocamento dos agentes da Polícia Federal. O CMA destacou, ainda, a existência do Hospital Militar na cidade de Tabatinga-AM, além de dois Pelotões Especiais de Fronteira (PEF), nas regiões de Palmeiras do Javari e de Estirão do Equador, à disposição, caso necessário.

“O 4° Batalhão de Aviação do Exército (4° BAvEx) somará a este esforço a capacidade aeromóvel, apoiando o deslocamento de agentes da Polícia Federal (PF) e agregando mobilidade às equipes interagências na área de operações, por meio de um helicóptero (ainda em deslocamento para a área de busca). A integração e a sinergia, dentro de um ambiente interagências entre os diversos órgãos desdobrados, na área de busca, tem favorecido as ações de busca“.

Na final da tarde desta terça-feira, 7, o Comando Militar da Amazônia postou toda a movimentação dos combatentes e viaturas militares rumo ao município Atalaia do Norte. O 8° Batalhão de Infantaria de Selva também embarcou para atuar na missão.

Polícia Federal

Após a Marinha do Brasil empregar reforço aéreo e aquático, a Polícia Federal (PF) enviou um helicóptero com integrantes do órgão e do Exército para apoiar as equipes nas buscas.

Em nota, a PF disse que o reforço foi deslocado para a área compreendida entre a Frente de Proteção Itui-itaquí e o município de Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus), no Noroeste do Estado, região onde o ativista e o jornalista foram vistos pela última vez. Com a evolução do caso, segundo a polícia, novas informações serão divulgadas.

Na segunda-feira, 6, equipes de mergulho e de aéreas foram enviadas pelo governo federal e Governo do Amazonas para reforçar as buscas. Segundo a Marinha, sete militares, com auxílio de uma lancha, atuaram nos rios Javari, Itaquí e Ituí, e, na manhã desta terça-feira, 7, um helicóptero do 1° Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste também foi enviado ao local, além de duas embarcações e uma moto aquática.

Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM

Texto copiado de:

Helicóptero com policiais federais e Exército é enviado para ajudar nas buscas por desaparecidos no AM

Copyright © AGÊNCIA CENARIUM

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here