Foto: Welika Mota.

As equipes da Defesa Civil Municipal estão nas ruas desde a quarta-feira, 18, atendendo aos chamados da Central 156, devido à forte chuva que ocorre desde a madrugada de ontem. De acordo com os registros dos pluviômetros distribuídos pela capital, choveu entre 22mm e 38mm.

As equipes são enviadas aos locais conforme demanda solicitada pela população através do 156. O bairro Senador Hélio Campos é um que foram atingidos pela forte chuva e que recebeu vistoria em algumas casas nesta manhã.

De acordo com a diretora da Defesa Civil Municipal, Flávia Cantanhede, desde a madrugada da última segunda feira, foram registradas 49 ocorrências. A maioria delas são de queda de árvores.  “Temos um número bem elevado de ocorrência e a Defesa Civil está empenhada em ajudar a população nesse sentido”, disse.

Com a chegada do inverno, esse período exige cuidados. As chuvas, principalmente em grande quantidade em um curto espaço de tempo, podem deixar a população em situações de risco e é importante que algumas medidas sejam tomadas para reduzir  danos materiais e preservar a segurança.

A Defesa Civil dá as seguintes orientações à população durante esse período chuvoso:

  • Evitar o uso de equipamentos eletrônicos durante chuvas com raios e trovões;
  • Não se abrigar debaixo de árvores e estruturas de metal, principalmente por conta de incidências de raios;
  • Evitar transitar nas ruas da cidade a pé ou com veículos no período de chuvas muito intensas.

“De maneira geral, esses são pontos importantes que orientamos e assim conseguimos evitar danos de modo geral”, disse a Cantanhede.

A Prefeitura de Boa Vista lembra que é importante que a população não coloque entulho, galhadas e outros materiais em frente às casas, nas calçadas ou ruas. Do contrário, isso prejudica o escoamento das águas das chuvas, entope bueiros e causa alagamentos.

Emergência – A equipe atua 24 horas para atender as ocorrências acionadas pela população. Em casos de alagamento ou situação de risco, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pela Central 156.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here