Foto: Divulgação/Forças Armadas

As Forças Armadas prestaram apoio aéreo para o transporte de 11 garimpeiros que foram detidos por indígenas na Terra Indígena Yanomami (TIY). A ação foi realizada nessa quarta-feira (24), no âmbito da Operação Catrimani II, que transportou os suspeitos até a Base Aérea de Boa Vista, de onde foram levados até a sede da Polícia Federal por agentes da Força Nacional.

Os garimpeiros foram rendidos em uma área conhecida como “Malária”, na região de Homoxi, e ficaram sob escolta da Força Nacional até a chegada do apoio aéreo. Antes, eles havia sido capturados por indígenas Yanomami nessa terça-feira (23). Segundo a Urihi Associação Yanomami (UAY), os indígenas relataram que fizeram isso por estarem “presenciando o seu único meio de consumir água ser contaminado por mercúrio, em razão da presença dos garimpeiros na localidade”.

Em nota, a Urihi afirmou que informou imediatamente os órgãos federativos e aguarda um retorno sobre a retirada dos invasores da localidade. “A morosidade da extrusão de garimpeiros nas regiões mais isoladas do território tem sujeitado suas comunidades à violência de criminosos, com especial impacto sobre os seus meios de sustentabilidade”, diz a nota.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here