Foto: Eduardo Andrade

Em um jogo de muita emoção, o São Raimundo conquistou o heptacampeonato roraimense de futebol. A final de 2022, disputada contra o time do Real, foi conquistada de forma antecipada, já que o Mundão foi campeão do primeiro e segundo turnos do torneio. A equipe, treinada por Chiquinho Viana, usou o regulamento e levou mais uma taça para a estante do clube, vencendo a final por 2 x 1.

No início da primeira etapa da partida, disputada na noite desta quarta-feira (4), no Estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, houve uma boa movimentação. As equipes foram para cima buscando o resultado, mas sem grandes chances de abrirem o placar. Até que, aos 23 minutos, o São Raimundo balançou a rede do Real com um gol de Juninho. Mas, a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol.

Precisando da vitória para conquistar o segundo turno e ter a possibilidade de disputar a final geral em outra partida, o Real vinha crescendo no jogo. Porém, foi o Mundão que novamente estufou as redes. Só que, dessa vez, valeu. Numa cobrança de escanteio, Selson mandou de cabeça para o gol, o goleiro Fernando defendeu, mas a bola sobrou para Fininho que mandou um “foguete” que foi parar nas redes do Real: 1 x 0 Mundão.

Com o placar assinalando a vitória, o São Raimundo caiu em rendimento e o Real continuou buscando o resultado. Quando parecia que o placar do primeiro tempo permaneceria o mesmo, Jerinha surpreendeu e empatou o jogo para o Real. Um belo chute no lado direito do goleiro João Vitor, sem chances de defesa.

Já no segundo tempo, as duas equipes sabiam que apenas a vitória interessaria. Enquanto o Mundão aproveitava a posse de bola, o Real estava fechado, visando ao contra-ataque. Entretanto, numa cobrança de escanteio, João Paulo cabeceou para a área do Real e o juiz marcou pênalti para o São Raimundo, pois a bola bateu no braço do defensor do Real ao tentar tirá-la com o peito.

Para cobrar a penalidade, Fininho pegou a bola e entregou a Rian, que cobrou com um forte chute no meio do gol, ampliando o placar para o Mundão em 2 x 1. Novamente à frente no marcador, o São Raimundo trabalhava a bola enquanto o Real tentava igualar a partida. Inspirado, João Vitor, arqueiro do Mundão, fazia boas defesas, segurando o resultado.

 O Real, que após 11 anos estava de volta a uma final, foi para cima. No ataque, Helsinho arrisca longe da área e manda para a bola para fora. João Vitor, goleiro do Mundão, fica só olhando. A um minuto do fim, novamente, Helsinho lança na área e, mais uma vez, João Vitor sai bem do gol, ficando com a bola. A Associação Esportiva Real tentou, mas não deu. Aos 52 minutos, o árbitro levantou a mão, apitou e sagrou, no Estádio Flamarion Vasconcelos – Canarinho, o São Raimundo Esporte Clube como campeão estadual de 2022.

Esse é o 11º título do São Raimundo, que foi vitorioso nos anos de 2004, 2005, 2012, 2014 e de 2016 a 2022, sendo sete vitórias sequenciais, garantindo o título de heptacampeão. E na campanha deste ano, foram 11 jogos invictos, somando-se aos anos de 2005 e 2015, quando conquistou, também de forma invicta, o campeonato estadual.

Conforme o regulamento da Federação Roraimense de Futebol (FRF), quando um time é campeão dos dois turnos, quem leva o vice-campeonato é a equipe que somar o maior número de pontos durante a competição. Sendo assim, com a vitória sobre o Real, o São Raimundo deu ao Náutico o título de vice-campeão, por ter somado 13 pontos contra 12 do Real. Os dois times, São Raimundo e Náutico, serão os representantes na Copa do Brasil, Série D de 2023.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here