Mormaço Cultural será realizado no Parque do Rio Branco, Centro da capital. Foto: PMBV

Nesta quinta-feira (31) o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), abriu oficialmente o segundo dia da Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), sediado na capital, onde apresentou os principais investimentos de engenharia que transformaram Boa Vista.

Arthur citou o programa de desburocratização “Descomplica”, que facilitou a vida das pessoas e estimulou a economia e o empreendedorismo na cidade. E para ele, um evento deste porte só estimula ainda mais o avanço do município, uma vez que os conselhos de engenharia são extremamente importantes para o desenvolvimento urbano, não só do país como das cidades brasileiras.

“É uma oportunidade de trocar experiências, conhecer ações exitosas por aí. Os CREAs e o Confea são órgãos importantes para nos dar o direcionamento que precisamos para destravar o seguimento privado da cidade, para termos um crescimento e desenvolvimento de forma sustentável”, disse o prefeito.

O evento reúne todos os presidentes e lideranças do sistema Confea/Crea/Mútua dos estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo transmitida para todo o Brasil através da TV Confea. A presidente do CREA do Distrito Federal, Fátima Có, viu no município uma forte presença da engenharia e destacou que a união das instituições com o poder público e a população tem feito a cidade avançar e desenvolver.

“Desde a hora que cheguei tenho a sensação do cuidado da gestão, que a prioridade realmente é a cidade e a população, não os interesses pessoais. Ficou clara essa preocupação passando pela questão da primeira infância e também estabelecendo esses procedimentos para destravar o sistema. Eu sou de Brasília e lá são quase dois anos para sair um alvará de construção. Estou encantada e que continuem com esse espírito de união, que é o que está levando essa cidade a avançar”, disse.

O presidente do CREA-RR, Neovânio Lima, destacou também que o evento na cidade é reflexo do importante papel do Poder Público na valorização da engenharia local. “Pudemos conhecer a evolução da nossa capital que tem um potencial muito grande para crescer ainda mais. Boa Vista investe bastante em obras, tem feito muitos projetos de engenharia e o Conselho vai estar sempre ao lado da prefeitura”, disse.

Ações em Boa Vista que fazem a diferença

Dentre tantas ações que transformaram Boa Vista, estão as obras por toda a cidade que trouxeram mais qualidade de vida à população. O título de “Capital da Primeira Infância” não foi à toa, sendo resultado de muito trabalho com a construção de obras e ações voltadas para as crianças. O Parque do Rio Branco foi um dos projetos mais ousados da gestão municipal que transformou uma área crítica da cidade em um dos maiores pontos turísticos de todo o Estado.

Desburocratização e Tecnologia 

Em 2019, começou o processo de desburocratização no município. A solicitação, por exemplo, de serviços, emissão de taxas e abertura de processos passaram a ser totalmente digitais através do Portal da prefeitura (boavista.rr.gov.br) e o Portal do Cidadão (cidadao.boavista.rr.gov.br). A emissão do alvará 100% eletrônico de construção passou a ser realidade. Lembrando que, Boa Vista ficou em 1º lugar do Brasil como o alvará mais célere do país, segundo o Relatório Doing Business do Banco Mundial), o que ajuda a fomentar a economia.

Programa Descomplica

O programa Descomplica, criado este ano pela prefeitura, chegou para incentivar a geração de novos empregos e minimizar os tributos municipais, principalmente no ramo da construção civil. O principal foco é estimular a economia e o empreendedorismo na capital roraimense. A primeira fase do programa contempla 8 medidas.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here