Foto: arquivo/ Embrapa

Oito municípios de Roraima estão em quarentena por causa da mosca-da-carambola, de acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A resolução foi publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU).

Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã ficarão em quarentena. No entanto, os produtores de frutas desses municípios não estão impedidos de exportar, porque as barreiras fitossanitárias estão ativas.

Iracema e Caracaraí foram declarados como “zona tampão”, com o objetivo de proteger as áreas livres e tentar filtrar os impactos negativos da praga para as localidades próximas às áreas de vigilância. Os municípios que fazem parte da “zona tampão” são acompanhados pelo Mapa e ainda não entraram em quarentena.

Na Vila Martins Pereira, em Rorainópolis, a mosca da carambola foi declarada erradicada. Lembrando que nos demais municípios de Roraima, não há registro da ocorrência da praga.

Mosca da carambola

A mosca da carambola é uma das espécies de moscas-das-frutas que atacam várias espécies frutíferas tais como: carambola, manga, caju, laranja, acerola, tangerina e jambo vermelho. É originária do Sul da Ásia e foi introduzida no continente americano, por meio do Suriname, em meados de 1975.

No ano de 1989, foi detectada na Guiana Francesa de onde se dispersou para o município de Oiapoque no Estado do Amapá, em 1996. As larvas penetram no fruto podendo destruí-lo completamente. Entre as alternativas de controle a mais recomendada é não transportar frutas hospedeiras de regiões infestadas para outras regiões.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here