Foto: Divulgação

Uma indústria ilegal de processamento de minérios foi fechada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (11). Ao todo, foram apreendidas 130 toneladas de cassiterita e cerca de 1 quilo de ouro e maquinário utilizado para o processamento de minérios. Foram apreendidos cerca de R$ 15 milhões em minério e equipamento.

Segundo a Polícia Federal, a empresa atuava no recebimento de cassiterita, minério oriundo de extrações ilegais, principalmente em terras indígenas de Roraima. Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Roraima, seis pessoas foram presas em flagrante, entre eles um policial militar que fazia a segurança dos minérios em Boa Vista.

No primeiro local de busca e apreensão, foram encontraras mais de 30 toneladas de cassiterita. Conforme a Polícia Federal, o local teria sido usado para o processamento de minérios até a tarde de segunda-feira (7), quando todo o material foi transportado para um novo galpão para a continuidade das atividades ilegais.

O restante dos bens apreendidos foram encontrados no segundo galpão. No local foram encontradas mais de 100 toneladas de cassiterita e aproximadamente 1 quilo de ouro, além de armas, documentos e maquinário utilizado no processamento de minérios.

Ainda conforme a Polícia Federal, as estruturas da operação ilegal de minério mudavam de localidade com frequência para dificultar as investigações. Além dos dois locais onde foram cumpridos os mandados, o grupo tinha acesso a outras áreas de depósitos em Boa Vista que eram utilizados para movimentar o maquinário e o minério.

Os presos são suspeitos de crimes como usurpação de patrimônio da União, lavagem de dinheiro, integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de uso restrito, prevaricação e corrupção. As investigações seguem em andamento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here