Roraima irá utilizar doses da vacina Coronavac, feita pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac, para vacinar crianças e adolescentes do estado contra a covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou em nota que está aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde para distribuir as doses do imunizante.
A Pasta estadual estima que o estoque da Coronavac no estado é aproximadamente 100 mil doses, o que poderá acelerar a vacinação de crianças e adolescentes. A informação sobre o uso das doses de Coronavac pela Saúde estadual para imunizar o público dessa faixa etária já vinha sendo antecipada pelo Roraima 1.
A decisão em Roraima veio poucas horas depois do Ministério da Saúde decidiu utilizar doses da Coronavac na imunização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos contra o coronavírus. A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 prepara a nota técnica que vai formalizar a incorporação da vacina para utilização em jovens.
Nessa quinta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado o uso da Coronavac contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade no Brasil, com restrição da aplicação em imunossuprimidos dessa faixa etária.