Foto: ALE-RR

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, o deputado estadual Jorge Everton (Sem partido), apresentou nesta segunda-feira (6), no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) apenas um resumo do relatório final, apesar do presidente da CPI, o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB), ter anunciado na quinta-feira (2) que o relatório final seria apresentado hoje (6) aos demais membros da Comissão.

Segundo fontes da redação, o relator apresentou apenas um resumo porque antes da apresentação, alguns dos integrantes da CPI, reunidos na sala VIP anexa ao plenário, discutiram por uma suposta divergência quanto ao que seria apresentado. 

Se aprovado, o relatório deve ser colocado em votação no plenário da ALE-RR para apreciação dos demais parlamentares. O passo seguinte é encaminhar o documento aos órgãos de fiscalização. 

Ao todo, são 65 indiciados, entre eles o senador Chico Rodrigues (DEM), acusado de desviar dinheiro destinado para o combate à pandemia, e o ex-secretário estadual de Saúde, Francisco Monteiro, acusado de ter feito compras superfaturadas de respiradores. 

O relatório aponta que Chico Rodrigues é suspeito de cometer os crimes de peculato, advocacia administrativa, organização criminosa e de ter infringido a lei de licitação. Já o ex-secretário de Saúde é suspeito de improbidade administrativa, organização criminosa, peculato, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e assim com o senador, também é suspeito de  infringir a lei de licitação.

O trabalho da CPI não se limita somente ao período de pandemia, os deputados também investigaram irregularidades em processos licitatórios firmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) entre os anos de 2015 e 2021.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here