Foto: Katarine Almeida

A 4ª edição do Festival de Xadrez Escolar da rede municipal começou nesta quinta-feira, 2, com as rodadas classificatórias femininas e masculinas. São dois dias intensos de disputas que reúne 62 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental na quadra de esportes da Escola Municipal Cunhatã Curumim. O encerramento será nesta sexta-feira, 3, a partir das 8h30, com os confrontos das eliminatórias e premiação dos vencedores.

O xadrez é um conteúdo importante aplicado nas aulas de Educação Física, uma prática esportiva que desenvolve diversas habilidades cognitivas essenciais para os alunos. “Os benefícios são muitos, trabalha o cognitivo, a paciência, a estratégia, a tranquilidade e o raciocínio lógico. O aluno precisa raciocinar a jogada para capturar e se movimentar no jogo”, disse Gledson Eduardo, gerente de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Quem saiu feliz da mesa de jogo foi a aluna Annaulli de Oliveira, 11 anos, da Escola Municipal Maria Teresa Maciel. Ela venceu a primeira rodada por 12 a 9 contra a adversária. “É minha primeira vez participando do festival. Eu vim com tudo e quero ganhar. Se eu perder, o importante é que eu participei e dei o meu melhor. Aprendi a gostar de xadrez com meu irmão, mas foi meu professor que me treinou e me preparou para estar aqui hoje”, disse.

Quem foi ao festival torcer pelo filho Daniel, da Escola Municipal Maria Gertrudes, foi o autônomo Daniel Souza, 37. “Para mim é motivo de grande alegria ver ele jogando. Sempre gostei de jogar xadrez e meu filho aprendeu a gostar também. Desde que ensinei a ele a praticar, a gente vem treinando e nunca imaginava que teria esse momento tão importante aqui hoje”, disse.

Ao término das finais, todos os alunos participantes receberão medalhas, e os mais bem classificados receberão premiação do 1º ao 5º lugar. Serão premiadas também as cinco escolas que tiverem o maior número de alunos classificados.

O ensino da Educação Física no município busca desenvolver boas práticas educacionais, contribuindo na aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes. A prática esportiva no ambiente escolar tende a propiciar a interação, socialização, inclusão e decodificação social dos alunos, conscientizando-os de suas limitações e potencialidades, proporcionando tarefas desafiadoras.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here