Foto: PCRR

Uma quadrilha chefiada por um venezuelano que tinha como foco a invasão de casas com uso de arma de fogo e violência para a prática de roubos, foi desarticulada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (24). O líder do grupo confirmou que mora em Boa Vista há cinco anos e, desde então, atua no crime organizado.

Em duas residências, as vítimas eram integrantes das forças de segurança pública e tiveram armas roubadas. Conforme a delegada do 5º Distrito Policial (DP), Cândida Magalhães Senhoras, uma força tarefa para localizar a quadrilha foi montada após a análise de vários boletins de ocorrências de pessoas que tiveram as casas invadidas por criminosos armados.

Com as investigações, a Polícia Civil esclareceu três crimes de roubos praticados em bairros atendidos pelo 5º DP e pelo menos mais 10 crimes praticados em bairros atendidos por outros distritos. A delegada não descartou a possibilidade de esclarecer mais crimes com a continuidade dos trabalhos.

Líder da quadrilha recrutava criminosos 

O venezuelano F. J. C. H, de 26 anos, apelidado de “Daniel” é apontado como o chefe da organização criminosa. De acordo com a investigação, o homem é chamado pelos comparsas como “Patron” e era quem recrutava indivíduos para cometer os roubos.

Ao todo, foram presos três integrantes da organização criminosa e um adolescente de 17 anos foi apreendido. Na posse deles os policiais apreenderam dinheiro, veículos, arma e munições. Com isso, os três adultos investigados foram presos e autuados em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido, corrupção de menor de 18 anos e associação criminosa.

Ele fornecia as armas para as empreitadas criminosas e, após os crimes, recebia todos os produtos dos roubos que eram vendidos por ele. Posteriormente o investigado pagava a comissão aos recrutados. As investigações apontaram ainda que o venezuelano também atua no tráfico de drogas e com agiotagem, de onde parte outros crimes como ameaça e até mesmo homicídios.

Os outros membros da quadrilha são: o garçom W. J. A. M, de 21 anos, que é brasileiro e tem várias anotações criminais por roubo e furto. Ele confessou em interrogatório que atuava no crime a serviço de Daniel e revelou ter participado de dois roubos no bairro Vila Olímpica. Um foi na residência de uma mulher de onde roubaram uma TV de 43 polegadas. O segundo foi na casa de um profissional de Segurança Pública, onde renderam a família durante a madrugada e levaram quatro armas de fogo.

O adolescente de 17 anos, também brasileiro, foi ouvido no 5º DP e é considerado “perigoso e violento”. Ele já tem passagens na Polícia e também no Centro Sócio Educativo. Foi apurado que na hora da prática dos crimes o adolescente costuma ameaçar as vítimas com mais violência. Ele confessou que participou três roubos a mando do chefe da organização nos dias 8, 10 e 13 deste mês.

Ele detalhou como foram dois dos crimes. Um deles, no dia 8, foi na residência de um profissional de Segurança Pública, no bairro Raiar do Sol, onde roubaram uma arma de fogo. No dia 10, ele confirmou ter participado do roubo na casa de outro profissional de Segurança Pública, desta vez na Vila Olímpica.

O motorista de aplicativo A.A.H.P.B, de 32 anos, também brasileiro, segundo as investigações era contratado para levar e buscar os acusados nos locais em que iriam praticar os crimes. A delegada informou que há mais pessoas sendo investigadas por participação nos crimes praticados por esta organização criminosa.

Segundo ela todos os envolvidos identificados e localizados foram indiciados pelo crime de roubo majorado. O adolescente após ser ouvido foi liberado, mas vai responder aos procedimentos.

“Os três adultos não foram presos em flagrante pelos crimes de roubos, mas os indiciamos por tais práticas. Entretanto todos eles foram presos em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, associação criminosa e corrupção de menor”, detalhou a delegada.

Apreensões 

Com os acusados os policiais apreenderam aparelhos de telefones, R$ 5.152,00, uma pistola 9mm, sete munições de pistola 9mm, munições, um veículo Golf, um veículo Mobi e dois televisores. Os três foram apresentados nesta quinta-feira (25), na Audiência de Custódia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here