Foto - Ascom/Aderr

Os criadores de gado de Roraima têm até o dia 15 de novembro para notificar a vacinação contra febre aftosa. A Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) alerta os pecuaristas para não perderem o prazo, pois a obrigatoriedade da informação à instituição evita a aplicação de multa.

A notificação deve ser feita pelo SIGADERR (Sistema de Informação), nos casos em que o produtor tenha acesso ao sistema. Quem não tem acesso à internet, pode declarar nas Unidades de Defesa Agropecuária no município onde está localizada sua propriedade.

Conforme destacou o presidente da Aderr, Kelton Lopes, a manutenção do status de livre da febre aftosa com vacinação é importante para Roraima, pois impulsiona a cadeia produtiva da bovinocultura, fortalecendo a economia do Estado. “A notificação da vacina confirma que o rebanho foi imunizado, reforçando as ações de erradicação da doença”.

Notificação

Para a notificação é preciso levar a nota fiscal e estratificação do rebanho, constando sexo e idade dos animais. É um procedimento rápido, que exige do produtor apenas que utilize as opções para fazer a declaração, sem muita burocracia e nem perda de tempo, enfatizou a diretora de Defesa Animal da Aderr, Erika Paracat.

“A Aderr disponibiliza vários meios para fazer a notificação, a fim de facilitar a vida do produtor, evitando problemas e estresse desnecessário”, disse.

Valor da Multa

Com valor elevado, a multa já inicia com 4 ufer por propriedade, ou R$ 1.541,48 e mais 0,25 uferr por animal, que dá R$ 96,34. Os valores podem chegar a um custo bem maior para o produtor, pois depende da quantidade de bovinos no rebanho.

Final da Campanha

A campanha terminou no último domingo, 31. Nesta etapa a meta para vacinação foi imunizar aproximadamente 380 mil animais de 0 a 24 meses.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here