Foto: PMBV

Neste mês de campanha de prevenção ao Câncer de Mama (Outubro Rosa), a Prefeitura de Boa Vista promoveu na manhã desta quarta-feira (20) um encontro com as servidoras da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur). O bate-papo ocorreu na sede da empresa, alertando para a importância do autoexame, capaz de detectar precocemente o câncer de mama.

A programação teve início com alongamento e atividade física, em seguida as mulheres presentes assistiram as orientações da palestra sobre o câncer de mama, com o enfermeiro da secretaria municipal de saúde (Semsa), Eric Gomes.

“A campanha do Outubro Rosa é o momento de autocuidado para as mulheres. Fazemos esse alerta para que todas façam seu autoexame, em caso de alguma alteração, procurar uma Unidade de Saúde mais próxima”, explicou.

O cuidado da saúde da mulher envolve também o exame preventivo de câncer de colo de útero, que pode ser feito nas unidades básicas de saúde do município (exceto as de atendimento exclusivo a casos de covid-19). O autoexame é apenas a primeira precaução, sendo a consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.

A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem fazer anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.

Para a servidora Nádia Pereira, que já passou pela doença, a campanha de prevenção é um alerta para todas as mulheres. “É um tema muito importante, um chamado para que todas nós possamos observar os sinais que nosso corpo emite. Temos sempre que cuidar da nossa saúde, tenho histórico na família e também já passei por todo esse processo que requer o apoio de todos”, enfatizou.

Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Os principais fatores são:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana)
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.)
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez após os 30 anos
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona)
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos
Hereditários/Genéticos
  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here