Foto: Divulgação | O parlamentar foi preso ao chegar no escritório dele, no bairro Canarinho

O deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade) foi preso no início da tarde desta sexta-feira (1º), no escritório dele no bairro Canarinho, em Boa Vista. A prisão do parlamentar é um dos primeiros atos da Operação Pulitzer II, deflagrada nesta sexta-feira.

A prisão é preventiva e o parlamentar é investigado por suspeita de ser mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos, ocorrido em outubro do ano passado.

O deputado afirmou que nunca atentou contra a vida de ninguém. “Eu jamais faria isso. Fui atacado por muitas pessoas em minha vida política. Nunca receberam um telefonema meu para ameaçá-los. Nunca fiz isso. O julgamento quem faz é Deus. Nunca fiz algo que pudesse conspirar contra a vida ou saúde de qualquer pessoa e repugno qualquer ato do tipo. As pessoas que não respeitam os outros cidadãos e seu direito a liberdade de expressão são covardes e hoje garanto a vocês que tenho sido vítima de uma armação política. No mais, o julgamento quem faz são as pessoas que acreditam no meu esforço e no meu trabalho. Deus vê tudo e sabe da minha inocência”, disse o parlamentar no último dia 21 de setembro.

O mandado de prisão foi emitido pela juíza convocada Graciete Sotto Mayor Ribeiro. O promotor de Justiça Isaías Montanari Junior cumpriu a ordem da magistrada, juntamente com o delegado da Polícia Civil, João Evangelista. Antes de ser preso, o deputado pediu para ler o mandato de prisão.

No momento que a Polícia Militar e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR) chegaram ao escritório, o deputado não estava no local. Ele chegou logo em seguida e o mandado contra ele foi cumprido.

Pelo crime de sequestro do jornalista, a juíza se baseou no artigo 150 do Código Penal que criminaliza o ato de “entrar ou permanecer, clandestina ou astuciosamente, ou contra a vontade expressa ou tácita de quem de direito, em casa alheia ou em suas dependências”.

Operação Pulitzer II

Em nota conjunta, o Governo do Estado e o MPRR informaram que foram empregados cerca de 70 policiais civis e militares, e agentes do Gaeco no início das ações da Operação Pulitzer II. Eles cumprem 4 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Roraima, na cidade de Boa Vista.

“Também foram convertidas em prisão preventiva, as 7 prisões temporárias cumpridas na primeira fase da Operação Pulitzer, deflagrada no último dia 17 de setembro”, informa trecho da nota que ressalta que as investigações continuam sob sigilo da Justiça.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here