Foto: Divulgação | A PRF foi até o local e tenta diálogo com os indígenas para que bloqueio seja desfeito

Indígenas bloquearam um trecho da RR-432, próximo a comunidade de Tabalascada, no município do Cantá, em protesto ao Marco Temporal das demarcações de Terras Indígenas.

Segundo informações de locais a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local tentando diálogo com os indígenas para que o bloqueio seja desfeito. Em um vídeo que circula em grupos de mensagens, um motorista que passava pelo local afirma que ninguém está passando pelo bloqueio e questiona a violação do direito de ir e vir.

 

Marco Temporal

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento na tarde desta quarta-feira (1). O julgamento foi suspenso na quinta-feira (26) após a leitura do relatório inicial do ministro Edson Fachin.

Ainda na quinta, o presidente da Corte, Luiz Fux, confirmou que o caso seria retomado como primeiro item da pauta por se tratar de um assunto “muito importante” com decisão nesta semana ou nos “dias subsequentes”.

Os ministros vão decidir se as demarcações de terras indígenas devem seguir ou não a tese do “marco temporal” que considera que os indígenas só teriam direito à terra se estivessem posse delas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here