Fotos: reprodução/ Facebook

Duas mulheres morreram após serem atingidas por um raio na Zona Rural de Rorainópolis, região Sul de Roraima, durante um culto de ação de graças num sítio da vicinal 37, na altura do Km 17. As informações foram confirmadas pelo prefeito do município Leandro Pereira.

O caso ocorreu na tarde deste domingo (15) e vitimou Lídia Fuma, de 49 anos, e Joseana Torres, de 25 anos. Outra vítima, Lindomar Fuma, que é filho de Lídia, foi atingido e segue internado no Hospital Regional Sul.

A Polícia Militar informou que haviam outras pessoas no local, embaixo de uma árvore, e que também precisaram de atendimento médico.

Várias pessoas precisavam de atendimento médico. Todos estavam debaixo de uma árvore quando o raio atingiu o solo.

Lídia Fuma, uma das vítimas, era mãe de Lindomar, que segue internado. Foto: arquivo pessoal

Árvores atraem raios constantemente

Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), “as árvores são atingidas constantemente por raios por geralmente serem os objetos mais altos num determinado lugar. Isso ocorre porque a seiva presente no interior do tronco das árvores é melhor condutor do que o ar”, explicou.

Ocorrências de raio

O Brasil é recordista mundial de descargas elétricas: são 77,8 milhões todos os anos. 300 atingem pessoas. Os números são parte de um relatório feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo revelou que a maior parte das vítimas de raios são homens (82% dos casos) entre 20 e 29 anos. Essa é a faixa etária de 26% dos óbitos. Um em cada quatro acidentes com raios envolve pessoas na zona rural trabalhando a céu aberto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here