Deputados federais por Roraima: Nicoletti (PSL), e Joênia Wapichana (Rede), Haroldo Cathedral (PSD), Shéridan (PSDB), Ottaci Nascimento (SD), Hiran Gonçalves (PP), Jhotanatan de Jesus (Republicanos) e Édio Lopes (PL). Fotos: divulgação

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que pretendia a volta do Voto Impresso foi rejeitada e arquivada pela Câmara de Deputados.

Era necessário 308 votos para aprovação, mas só teve 229. Dos oito deputados federais da bancada roraimense, quatro votaram a favor, dois votaram contra e dois estiveram ausente.

Haroldo Cathedral, Nicoletti, Ottaci Nascimento e Shéridan votaram à favor da PEC. Já Édio Lopes e Joênia Wapichana votaram contra, e os deputados Jhonatan de Jesus e Hiran Gonçalves não votaram.

Posicionamentos

Nas redes sociais, a deputada Shéridan se posicionou sobre o voto após sofrer críticas de internautas.

“A quantidade de ataques, xingamentos e agressões nas últimas 24 horas está fora de qualquer cenário imaginável. Não estão discutindo uma matéria, nem questionando posicionamento político, estão destilando todas as formas virtuais de ódio e ameaças. Um maniqueísmo ordinário, insano”, disse via Twitter.

“Votação encerrada e muito apertada em plenário. Derrotada a PEC 135/2019. Assunto encerrado na Câmara, Tks GOD [Graças a Deus]! Que pesadelo esse clima hostil e polarizado!”, disse em outro momento.

Alguns usuários concordaram com a deputada e outros apontaram que ela estava sendo contraditória quanto ao discurso.

“Está de parabéns pela manifestação. Votou!!! Agora uma vergonha os demais deputados não representarem nosso estados em momentos importantes como esse”, disse uma internauta.

“A senhora deveria se abster de comentar uma votação em que não seguiu a orientação do PSDB. Atitudes como a sua estão destruindo o partido”, criticou outra.

O deputado Nicoletti, que em outras ocasiões se posicionou a favor do Voto Impresso, lamentou a rejeição da PEC, também pelas redes sociais.

“Apesar do meu voto a favor do voto impresso, a PEC não foi aprovada. Continuo na luta pela garantia de eleições auditáveis e públicas, com a possibilidade da contagem física do voto”, lamentou.

O deputador Haroldo Cathedral postou uma foto dizendo ser a favor do Voto Impresso.

Já a deputada Joênia Wapichana disse, via Twitter, que “reafirma o compromisso com a democracia. NÃO ao golpe, NÃO ao retrocesso, NÃO ao voto impresso! Urna eletrônica é segura e auditável!”, acrescentando que “a tentativa de destruição da democracia foi derrotada”.

Os demais deputados federais por Roraima não se pronunciaram sobre o assunto.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here