Sede da prefeitura de Rorainópolis. Foto: arquivo.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Contagium na manhã desta quinta-feira, 5 de agosto, para apurar uma suposta fraude e superfaturamento de pelo menos R$ 4 milhões em recursos do Governo Federal que seriam usados para o combate da Covid-19 em Rorainópolis, região Sul de Roraima.

O recurso tinha era destinado para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para os pontos de atendimentos de saúde de enfrentamento da doença, além de programas de prevenção.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão no município e também em Boa Vista, capital.

Dentre os principais suspeitos de fazer parte da organização criminosa estão o prefeito do município, o secretário de saúde e o sócio administrador da empresa beneficiada.

INVESTIGAÇÃO

A investigação foi iniciada em 2020 após a denúncia de que era feito o desvio desses recursos, por meio de pagamento de fatura emitida pela empresa beneficiária de dispensa de licitação, sem a entrega da mercadoria.

Dessa forma, a Controladoria Geral da União verificou por meio de nota técnica que existia indícios de crimes na aplicação de R$ 3.999.768,00 em um único processo licitatório no não passado.

O superfaturamento de produtos chegou a 40%, além de ocorrer a alteração no contrato social da empresa vencedora às vésperas da contratação.

Também consta no inquérito policial o funcionamento de diversas empresas localizadas em mesmo endereço, inclusive sendo uma delas já investigada em outro procedimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here