Polícia Civil de Pacaraima cumpre mandado e prende indígena por homicídio (Foto: PCRR)

Um indígena de 33 anos, acusado de homicídio, foi localizado e preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (27), no município de Uiramutã, Norte de Roraima. A informação foi divulgada nesta sexta (28).

O crime aconteceu no dia 10 de maio, na Comunidade Indígena Chuí, no Uiramutã. O infrator deu um golpe de faca no também indígena Hércules Simão de Souza, que não resistiu ao ferimento e morreu no local.

Ele fugiu após o crime e ficou desaparecido desde então. A Polícia iniciou as buscas e um pedido de prisão preventiva contra o suspeito foi deferido pela Justiça.

Conforme o delegado titular de Pacaraima, Francisco Araújo, o agricultor afirmou que teria cometido o crime em legítima defesa.

“Ele relatou que morava na Comunidade Chuí e que a vítima teria praticado furtos na região, sendo que em uma das vezes chegou a flagrá-lo e o amarrado, entregando-o ao tuxaua da comunidade. Também disse que na virada de 2019 para 2020, dormia em uma rede, quando foi esfaqueado, não chegando a ver o autor da facada. Somente quando já tinha sido socorrido e levado para atendimento médico em Boa Vista é que soube que o autor teria sido a vítima Hércules”, disse o delegado.

Em interrogatório, o acusado disse ainda que após o tratamento retornou a comunidade e soube que a vítima teria falado a várias pessoas que iria “concluir o serviço” que começou e mata-lo.

No dia do crime ele disse que estavam no mesmo ambiente quando o acusado perguntou se Hércules tinha algo contra ele. Na ocasião, a vítima teria se levantado de supetão e assustado o suspeito, que retirou a faca que tinha no bolso e deferiu em Hércules. Logo depois fugiu do local.

Ele foi localizado na Comunidade Indígena Pedra Preta II, região de Água Fria, no município. O suspeito colaborou com a ação da Polícia. Ele foi recambiado para Pacaraima e apresentado na Audiência de Custódia, nesta sexta-feira (28).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here